Tempo melhora em SC após semana de temporais e enchentes

Desde a quarta-feira, 15 de novembro, as fortes chuvas resultaram em três fatalidades e deixaram mais de 5 mil pessoas sem abrigo

Tempo melhora em SC após semana de temporais e enchentes

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina, que enfrentou uma semana de temporais, enchentes e inundações, terá uma melhora nas condições climáticas a partir deste domingo, 19 de novembro. A previsão do Epagri/Ciram aponta para um tempo mais firme em todas as regiões do estado, oferecendo um alívio após dias de adversidades climáticas.

Para domingo, espera-se que no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e em algumas áreas do oeste, haja muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas e períodos de sol. Nas demais regiões e nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, o sol aparece entre muitas nuvens, mas a temperatura não deve subir muito. Os ventos serão predominantes do sul a sudeste, com intensidade fraca a moderada.

A segunda-feira será marcada por sol entre nuvens em todo o estado. Há chances de chuva fraca e isolada no período noturno no Litoral Norte, devido à circulação marítima. No Extremo Oeste ao Meio-Oeste, podem ocorrer chuvas isoladas à tarde. A temperatura tende a subir, e os ventos de nordeste serão fracos a moderados, com rajadas no litoral.

Na terça-feira, a previsão indica sol com pancadas de chuva e possíveis temporais localizados a partir da tarde, em virtude da aproximação de uma nova frente fria vinda do Rio Grande do Sul. A temperatura estará mais elevada, com ventos de nordeste a noroeste, fracos a moderados e com rajadas mais intensas no oeste ao sul de SC.

Quarta-feira trará chuva ao longo do dia, com maior risco de temporais devido à passagem de uma frente fria pelo estado. A temperatura diminui no final do dia, e os ventos mudarão de nordeste/noroeste para sul/sudeste, mantendo-se fracos a moderados e com rajadas mais intensas.

Em relação às chuvas da última semana, 62 municípios registraram ocorrências, com a região Oeste sendo a mais afetada. Oito cidades declararam calamidade pública. Três mortes foram confirmadas pela Defesa Civil, e uma pessoa está desaparecida.

A última morte registrada foi na sexta-feira, em Palmitos, onde um homem faleceu eletrocutado após um incidente com jet ski durante a enchente. Duas mulheres também perderam a vida em Taió na quinta-feira, enquanto em Praia Grande, uma pessoa permanece desaparecida. As ocorrências atendidas envolvem chuvas fortes, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.