TRISTEZA: Voluntário catarinense relata animais e pessoas mortas no RS

Estado também registra 341 municípios afetados, 78 mortes e 105 pessoas desaparecidas

TRISTEZA: Voluntário catarinense relata animais e pessoas mortas no RS

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Rio Grande do Sul enfrenta uma das suas maiores tragédias devido às chuvas intensas que atingem o estado desde a semana passada. A situação alarmante resultou na morte de 78 pessoas até este domingo, 5, segundo informações da Defesa Civil. O estado também registra 341 municípios afetados, 105 pessoas desaparecidas, e um grande número de desalojados e feridos.

Isaqueu, um voluntário de Itapema, Santa Catarina, descreveu cenas que ele comparou ao seriado "The Walking Dead" ao relatar sua experiência nos locais mais afetados. “Muitos animais mortos e até mesmo corpos de pessoas boiando. Deixaram muitos animais amarrados e eles acabaram morrendo”, lamentou o catarinense, que viajou até o Rio Grande do Sul com amigos para prestar auxílio aos afetados.

A situação nos abrigos é crítica, com 18.847 pessoas necessitando de suporte temporário, enquanto outras 115.844 foram forçadas a deixar suas casas. No total, 844.673 pessoas foram afetadas de alguma forma pelas enchentes, com 175 feridos reportados.

As autoridades e voluntários estão trabalhando intensamente para responder à crise e enfatizam a importância de as pessoas não permanecerem nas áreas alagadas, buscando refúgio em locais seguros.