URGENTE: Defesa Civil não conseguiu abrir a segunda comporta da maior barragem de SC

O governo estadual conseguiu abrir uma das comportas da barragem, mas a segunda está severamente danificada e não pôde ser acionada

URGENTE: Defesa Civil não conseguiu abrir a segunda comporta da maior barragem de SC

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Barragem Norte, a maior do estado de Santa Catarina, atingiu seu volume máximo na última sexta-feira, iniciando seu vertimento pela primeira vez na história. O evento ocorre em meio a preocupações com a falta de manutenção da estrutura, que não recebe cuidados desde 2014.

O governo estadual conseguiu abrir uma das comportas da barragem, mas a segunda está severamente danificada e não pôde ser acionada. A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a operação de abertura da segunda comporta foi iniciada, mas teve que ser adiada para após a manutenção do sistema hidráulico de controle, que também está há quase uma década sem receber os devidos cuidados.

Duas aldeias em José Boiteux estão completamente alagadas e isoladas devido ao aumento do nível da água. A única forma de acesso a essas comunidades no momento é por meio de embarcações.

Se as chuvas cessarem, estima-se que o reservatório da Barragem Norte retorne ao seu nível mínimo em aproximadamente duas semanas.