URGENTE: Grande Florianópolis em alerta vermelho para chuva extrema

Previsão indica um volume exorbitante para a Grande Florianópolis entre terça e quarta feira, com valores entre 350 a 400mm

URGENTE: Grande Florianópolis em alerta vermelho para chuva extrema

Reprodução / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Defesa Civil de Santa Catarina acaba de divulgar um aviso urgente para todo o estado, com atenção especial para a região litorânea. Previsão de tempo severo já era aguardada pelos meteorologistas, mas a confirmação surgiu nesta segunda-feira. Alguns modelos indicam até mesmo 400mm de chuvas em menos de 72h. 

Para Tijucas e todo o Vale, os indicativos pluviométricos mais conservadores ultrapassam os 150mm. O alerta extremo também é válido para Itapema, Balneário Camboriú e todo o Litoral Norte. Todavia, o risco maior é para a parte abaixo da Grande Florianópolis. na região entre Imbituba e Palhoça, uma previsão de mais de 400mm é apontada por modelos meteorológicos. 

O modelo WRF + GFS, por exemplo, fornecido pela Metsul, indica um volume exorbitante para Grande Florianópolis entre terça e quarta feira, com valores entre 350 a 400mm. 

Nas próximas 72 horas, teremos a influência também de um cavado (área alongada de baixa pressão), que aumentará a intensidade do vento, podendo atingir até 80 km/h ou mais. Recomendamos entrar em nosso grupo de notícias no WhatsApp (clique aqui) e acompanhar as atualizações. 


O alerta da Defesa Civil, como geralmente ocorre, é mais conservador, ou seja, indicando valores menores do que a grande maioria dos modelos indica. Replicamos aqui na íntegra:

A partir do final da noite desta segunda-feira (27) e madrugada de terça-feira (28), a chuva ganha força nas áreas do centro-leste do estado, em especial nas áreas da Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul e Vale do Itajaí, podendo provocar volumes elevados de precipitação em um curto período de tempo. O risco é muito alto nas áreas em vermelho, alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os temporais também podem provocar danos à rede elétrica, destelhamentos, queda de galhos e árvores.

Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 120 e 200 mm nas áreas em vermelho, 70 a 130 mm nas áreas em laranja e 20 a 40 mm nas áreas em amarelo. Em todas as regiões, os acumulados podem ser pontualmente maiores.