URGENTE: Indígenas teriam queimado sistema para impedir fechamento de comportas

“Eles querem salvar os brancos lá fora, e os índios como é que fica", dizem indígenas

URGENTE: Indígenas teriam queimado sistema para impedir fechamento de comportas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Durante o confronto entre indígenas e policiais militares pelo controle da maior barragem de Santa Catarina, que se não for fechada poderá causar a morte de milhares de pessoas, supostamente os indígenas teriam queimado o sistema hidráulico para impedir o fechamento.

A situação foi denunciada por representantes da Defesa Civil que foram até o local e foram surpreendidos. Eles só conseguiram fechar uma das comportas por volta das 13h30 deste domingo. No conflito, três indígenas foram baleados e a barragem agora está sendo operada para ter suas comportas fechadas.

A polícia e a comunidade indígena entraram em confronto na manhã deste domingo em José Boiteux por causa da operação da barragem. Alguns integrantes do povo Xokleng são contrários ao fechamento da maior estrutura de contenção de cheias do Vale do Itajaí porque isso provocaria a inundação do território e, consequentemente, o alagamento de residências nas aldeias mais baixas.

Todavia, a decisão do Governo de Santa Catarina foi pensando em salvar milhares de pessoas. Um dos indígenas teria tentado sacar a arma de um dos policiais, iniciando o conflito. O exército também foi acionado.

“Eles querem salvar os brancos lá fora, e os índios como é que fica", dizem indígenas. "Só essa barragem que salva Santa Catarina, mas se fecharem vai acontecer igual Brumadinho”, diz um dos líderes dos indígenas.