VÍDEO: Macaquinho aparece em Tijucas e diverte moradores: "fofura"

A visita inesperada e encantadora aconteceu nesta sexta-feira (5)

VÍDEO: Macaquinho aparece em Tijucas e diverte moradores: "fofura"

Divulgação / Luciano Ribeiro

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta sexta-feira (5), uma visita inesperada e encantadora aconteceu no bairro Praça, em Tijucas. Os moradores do bairro foram surpreendidos pela visita de um macaco sagui, que foi visto pulando alegremente nos muros das residências locais.

A presença do macaco causou uma mistura de alvoroço e alegria entre os moradores. Em um gesto de boas-vindas, muitos moradores colocaram frutas nos muros de suas casas, permitindo que o macaco fizesse sua refeição de forma tranquila e segura.

Essa interação simpática entre os habitantes e o visitante inesperado destacou a harmonia possível entre a natureza e o ambiente urbano.

Com a chegada do GOR (Grupo de Operações de Resgate) local, iniciou-se uma operação cuidadosa para garantir a segurança do animal. A suspeita é de que o sagui tenha escapado de uma residência nas proximidades, indicando a possibilidade de ser um animal de estimação.

Características do macaco sagui

Ágil, divertido e inteligente, o macaco sagui é um bicho pequenino. Costuma pesar entre 350 a 450 gramas. Dependendo da espécie, pode ser maior ou até menor. O sagui-anão, por exemplo, pesa cerca de 110 gramas, enquanto o peso do mico-leão-dourado pode ser de, aproximadamente, 800 gramas.

Assim ocorre também com sua pelagem, que varia conforme a espécie. Também varia bastante o tamanho dos grupos que costumam formar. Em média, são de 3 a 15 animais cada bando, composto por adultos e filhotes.

Interessante destacar que cada grupo social do macaco sagui desempenha um sistema de dominância. Além da possibilidade de viver em monogamia (possui apenas um parceiro sexual), poliginia (o macho pode ter mais de uma fêmea), poliandria ou poliginandria (uma fêmea é ligada a mais de um macho).

A fêmea sagui normalmente tem dois filhotes por gestação, cujo período varia de 140 a 160 dias. Seus bebês começam a complementar a amamentação com duas semanas, ingerindo frutas. Somente atingem a maturidade sexual por volta dos 13 a 14 meses.

Esses pequenos primatas possuem um polegar semelhante ao do ser humano, uma cauda não preênsil, ou seja, que não pode segurar. Eles têm pêlos sensoriais no pulso, estrutura primitiva do cérebro e garras em vez de unhas.

A maioria desses macaquinhos tem dois molares. E seus incisivos inferiores são longos, com os quais cavam buracos.

Clique e assista AQUI o vídeo.