Toque de alerta: quando a tosse do seu cachorro pode ser um sinal de algo grave

Saiba quando a tosse do seu cachorro pode ser um sintoma de uma condição mais grave e o que fazer em caso de emergência veterinária.

Toque de alerta: quando a tosse do seu cachorro pode ser um sinal de algo grave

Reprodução / Get Images

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A tosse de cachorro é um problema comum que pode afetar cães de todas as raças e idades. É uma condição respiratória que geralmente se manifesta como uma tosse seca e persistente, semelhante ao som de um cachorro latindo. Embora possa ser alarmante para os proprietários de animais de estimação, a tosse de cachorro geralmente não é grave e pode ser tratada com sucesso com cuidados adequados.

A tosse de cachorro pode ser causada por várias condições respiratórias, incluindo:

Traqueobronquite infecciosa canina (TIC): também conhecida como tosse dos canis, é uma infecção respiratória comum em cães que vivem em espaços confinados, como canis e abrigos. A TIC é causada por uma combinação de vírus e bactérias e pode ser tratada com antibióticos e antitussígenos.

Infecções virais: como a gripe canina, podem causar tosse em cães. Essas infecções geralmente são leves e resolvem-se por conta própria em poucos dias.

Pneumonia: uma infecção pulmonar bacteriana que pode causar tosse, febre e falta de ar em cães. A pneumonia é uma condição grave que requer tratamento imediato com antibióticos.

Corpo estranho: a inalação de um corpo estranho, como uma semente ou um pedaço de grama, pode causar irritação na garganta do cão e causar tosse.

Insuficiência cardíaca congestiva: uma condição cardíaca que pode causar tosse em cães, especialmente à noite ou logo após o exercício.

Tratamento da tosse de cachorro

O tratamento da tosse de cachorro depende da causa subjacente da condição. Em muitos casos, a tosse desaparecerá por conta própria em poucos dias. No entanto, se a tosse persistir ou se outros sintomas, como febre, falta de ar ou letargia, surgirem, é importante levar o cão ao veterinário imediatamente.

Para tratar a tosse de cachorro, o veterinário pode prescrever antibióticos, antitussígenos, anti-inflamatórios ou outros medicamentos, dependendo da causa da tosse. Além disso, é importante manter o cão hidratado e fornecer-lhe uma dieta saudável e equilibrada para apoiar sua saúde geral.

A tosse de cachorro pode ser prevenida com medidas simples, como:

Manter o cão vacinado: vacinas regulares podem ajudar a prevenir infecções virais que podem causar tosse em cães.

Evitar contato com cães doentes: evitar contato com cães doentes ou frequentar locais onde os cães se agrupam pode ajudar a prevenir a propagação de infecções respiratórias.

Manter o cão saudável: alimentar o cão com uma dieta equilibrada e saudável, fornecer exercícios regulares e manter as vacinas em dia. 

A tosse de cachorro é uma condição comum em cães que geralmente não é grave, mas pode ser desconfortável para o animal e preocupante para o proprietário. É importante identificar a causa subjacente da tosse e tratá-la adequadamente para garantir a saúde e o bem-estar do animal de estimação. Além disso, medidas preventivas simples, como manter o cão vacinado e saudável, podem ajudar a reduzir o risco de tosse de cachorro. Se o cão apresentar tosse persistente ou outros sintomas preocupantes, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente para avaliação e tratamento adequados.