O deputado federal Daniel Freitas (PL-SC) disse que o país vai ver o ex-presidente Jair Bolsonaro “subindo a rampa” ao lado do filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República. A previsão foi feita na quinta-feira (1º), em entrevista ao Estúdio JR, do Jornal Razão, ao apresentador Kaiann Barentin. Candidato à reeleição, o parlamentar de Criciúma respondia por que considera a eleição presidencial estratégica. A cena depende do resultado das urnas e, no caso do ex-presidente, de autorização da Justiça.
“Nós vamos ver a imagem do presidente Bolsonaro subindo a rampa junto ao Flávio Bolsonaro presidente”, afirmou. Sobre a disputa pelo Planalto, disse: “Ela é definitiva pra que a gente possa resgatar o nosso país”.
Para Daniel Freitas, a votação terá peso histórico. Segundo ele, o que vai acontecer no dia 4 de outubro “será contado nos livros de história dos nossos filhos, dos nossos netos”.
Flávio Bolsonaro disputa a Presidência contra Lula (PT), que tenta a reeleição, e outros candidatos. O primeiro turno é no domingo (4). Se nenhum candidato tiver mais da metade dos votos válidos, haverá segundo turno em 25 de outubro. A posse do eleito será em 5 de janeiro de 2027.
Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses, imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação da trama golpista. O cumprimento começou em novembro de 2025. Desde março de 2026 ele está em prisão domiciliar humanitária em Brasília, mantida em julho, com tornozeleira eletrônica e os direitos políticos suspensos. Para sair de casa e participar de uma cerimônia, dependeria de autorização do STF.
A rampa a que o deputado se refere é a do Palácio do Planalto, por onde o presidente eleito sobe no dia da posse. Jair Bolsonaro fez o trajeto em 1º de janeiro de 2019.
Na entrevista, Daniel Freitas também tratou da relação do estado com Brasília. “Nós vamos realinhar esse projeto de política com Santa Catarina”, disse. Em seguida, afirmou que “mais uma vez Santa Catarina vai voltar a ser prioridade no governo federal com Flávio presidente”. Ele não apresentou números nem dados sobre essa prioridade.
Daniel Freitas tem 44 anos, é empresário e foi vereador de Criciúma antes de chegar à Câmara dos Deputados. Elegeu-se deputado federal em 2018, pelo PSL, e em 2022, pelo PL. Neste ano, concorre ao terceiro mandato, com registro deferido pela Justiça Eleitoral.
© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/daniel-freitas-bolsonaro-rampa-flavio-presidente



















