Ex-prefeito de Governador Celso Ramos na mira do GAECO

Coluna Lenha na Fogueira: operação em Santa Catarina tem como alvo supostos crimes cometidos na gestão de Juliano Duarte Campos

Ex-prefeito de Governador Celso Ramos na mira do GAECO

Fotos que circulam nas redes sociais mostram os bastidores da operação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Formado em Direito, ex-prefeito de Gov. Celso Ramos, ex-presidente da Câmara dos Vereadores e Ex-Secretário Municipal. Além disso, agora, também atua como corretor de imóveis. Dono de um vasto currículo e com grande experiência, o ex-chefe do executivo de Governador Celso Ramos enfrenta a maior crise de sua carreira política.

O GAECO - Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado deflagrou na manhã desta segunda-feira (06), uma grande operação com mais de 60 policiais nas cidades de Governador Celso Ramos, Balneário Camboriú, Florianópolis, São Pedro de Alcântara e São José.

O nome da operação, denominada "Midas dos Ganchos", faz referência ao Rei Midas, um personagem da mitologia grega que ficou conhecido por ter sido amaldiçoado com o poder de transformar tudo que tocava em ouro.

Aliás, segundo o GAECO, o grupo criminoso investigado pela Polícia Civil atuou entre os anos de 2013 a 2020, quase que literalmente transformando "terrenos em ouro", ao acelerar projetos e aprovar leis com a finalidade de favorecer empresários do ramo da construção civil.

A investigação apontou dois núcleos principais do grupo, sendo um político, formado por integrantes do executivo municipal, e um empresarial, formado por grandes construtores da cidade. O núcleo político enriqueceu ilicitamente conforme o grupo empresarial foi sendo beneficiado ao longo dos anos com o desenvolvimento imobiliário na cidade.

Além disso, a investigação aponta ainda que o esquema criminoso não se limitou às relações espúrias do núcleo político com as construtoras da cidade de Governador Celso Ramos, mas também com pessoas jurídicas que prestam ou prestaram os mais variados serviços ao município.

A investigação apura crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude em licitação. No total, foram expedidos pelo Poder Judiciário 13 mandados de busca e apreensão.