Gerri Consoli lidera a disputa pela prefeitura de Rio do Sul. Candidato da esquerda aparece em segundo; VEJA:

Jornal Razão contratou pesquisa para analisar o cenário político no mais importante município da região do Alto Vale do Itajaí

Gerri Consoli lidera a disputa pela prefeitura de Rio do Sul. Candidato da esquerda aparece em segundo; VEJA:

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A pesquisa realizada pela Visão Pesquisas de Opinião Ltda, contratada pelo Jornal Razão e registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC-01364/2024, aponta Gerri Consoli e Bonfanti na liderança pela corrida eleitoral para a prefeitura de Rio do Sul, com 22,86% das intenções de voto. Dr. Jailson e Xavinho (40), candidatos ligados à partidos de esquerda, aparecem em segundo lugar com 14,14%.

Outros candidatos que também figuram na disputa incluem Jaime Pasqualini e Nilso Crespi (11) e Manoel e Gariba (22), ambos com 14% das intenções de voto. A pesquisa ainda destaca que 8,71% dos eleitores não opinaram sobre a escolha, enquanto 7,14% pretendem votar em branco ou nulo.


Rejeição dos candidatos

Quando perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 24% dos eleitores rejeitam Dr. Jailson e Xavinho (40), enquanto 8,86% afirmaram que não votariam em Gerri Consoli e Bonfanti (55). Jaime Pasqualini e Nilso Crespi (11) e Manoel e Gariba (22) registraram rejeição de 8,14% cada. Curiosamente, 50,86% dos entrevistados afirmaram que não têm rejeição a nenhum dos candidatos.

Definição de voto

Além das intenções de voto, a pesquisa verificou a firmeza das decisões eleitorais. Um total de 62,57% dos entrevistados afirmou que seu voto é definitivo, enquanto 28,91% afirmaram que ainda podem mudar de opinião. Outros 8,51% não opinaram sobre a firmeza do voto.

Contexto da pesquisa

A coleta de dados foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro de 2024, por meio de entrevistas presenciais nas residências de 700 eleitores da zona urbana e rural de Rio do Sul. A margem de erro da pesquisa é de 3,7% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%, o que significa que, se a pesquisa fosse realizada novamente, há 95% de chances de os resultados se repetirem.

Essa pesquisa foi elaborada com base em dados do censo demográfico do IBGE de 2010 e 2022, e do cadastro eleitoral do TSE de agosto de 2022. O estatístico responsável pela pesquisa é Marcelo Hidemi Uemura (CONRE 4ª Região nº 9443-A).