Reprodução / Redes sociais
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Em levantamento inédito e exclusivo produzido para o Jornal Razão pelo Instituto Mapa, considerado como sendo de maior credibilidade e renome em Santa Catarina, o cenário eleitoral de Tijucas demonstra a liderança do candidato do PP - 11, Maickon Sgrott, como o favorito da população tijuquense para assumir a prefeitura.
Cabe destacar que o Jornal Razão contratou duas pesquisas distintas para a análise política de Tijucas: o 1º levantamento foi feito pelo Instituto Mapa, e o 2º foi realizado pela Síntese Pesquisas. Ainda nesta quinta-feira (03), o Razão também publicará os resultados da Pesquisa Síntese. Os levantamentos MAPA e Síntese seguem o padrão de excelência e qualidade que também garantiu a exatidão nos resultados para as eleições em 2016 e 2020 em Tijucas.
À título de comparação, a primeira pesquisa também contratada junto ao Instituto Mapa em Tijucas pelo Jornal Razão em 2020 projetava a vitória do candidato Professor Elói com 61%. Uma semana depois, em levantamento da Síntese, previu-se a vitória de Eloi Mariano Rocha com 59%. Nas urnas, o resultado foi de exatamente 59,36%.
Na pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Mapa, Maickon Sgrott (PP) lidera com 31,7% das intenções de voto para a prefeitura de Tijucas, seguido por Elmis Mannrich (MDB) com 26,6% e Thiago Peixoto (PL) com 24,6%.
Quando considerados os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), Maickon Sgrott chega a 38,3%, Elmis fica com 32,1%, e Thiago Peixoto com 29,7%.
A maior rejeição é de Elmis, com 26%, seguido de Thiago Peixoto com 24,3% e Maickon Sgrott com 22,3%.
Quanto à decisão de voto, 74,1% dos eleitores declararam que sua escolha é definitiva, enquanto 25,9% afirmaram que ainda podem mudar de opinião.
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de setembro, com 350 eleitores de Tijucas, e tem uma margem de erro de 5,2 pontos percentuais, além de um nível de confiança de 95%. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SC-08853/2024.