Instituto que acertou resultado das eleições em 2020, Síntese confirma Maickon na liderança em Tijucas

Pesquisas da Síntese e Instituto Mapa são conhecidos pela credibilidade e confiabilidade. Ambos acertaram os resultados das eleições em Tijucas nos anos de 2016 e 2020

Instituto que acertou resultado das eleições em 2020, Síntese confirma Maickon na liderança em Tijucas

Pyerre Cabral / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em levantamento inédito e exclusivo produzido para o Jornal Razão pela Síntese Pesquisas, o cenário eleitoral em Tijucas revela Maickon Sgrott (PP-11) na liderança pela corrida à prefeitura. A pesquisa, realizada nos dias 1º e 2 de outubro de 2024, entrevistou 500 eleitores e confirma o favoritismo de Maickon Sgrott, que aparece à frente nas intenções de voto.

Vale lembrar que a Síntese já havia acertado os resultados das eleições municipais de 2016 e 2020, aumentando a credibilidade e confiança nos números apresentados. Em comparação com a pesquisa de 2020, quando projetou com precisão a vitória de Elói Mariano Rocha, a empresa se consolida como referência em previsões eleitorais na cidade.

Na pesquisa estimulada, Maickon Sgrott e seu vice Rudnei de Amorim têm 31,60% das intenções de voto. Em segundo lugar estão Elmis Mannrich e Marcinha, com 27,20%, seguidos de Thiago Peixoto e Fernando do Gordo, com 20,00%.

Quando considerados os votos válidos, Maickon Sgrott alcança 40,10%, mantendo vantagem sobre seus concorrentes, Elmis Mannrich com 34,52% e Thiago Peixoto com 25,38%.

A pesquisa também investigou a rejeição aos candidatos. Thiago Peixoto lidera nesse quesito, com 21,80% dos eleitores afirmando que não votariam nele, seguido de Elmis Mannrich com 18% e Maickon Sgrott com 17,80%.

O estudo tem uma margem de erro de 4,38% e um nível de confiança de 95%. 

Curiosamente, na cidade vizinha de Brusque, um cenário muitíssimo semelhante de pesquisas foi realizado, todavia, com posicionamentos  partidários diferentes. O Instituto Mapa e a Síntese realizaram levantamentos que revelaram o candidato do Partido Liberal na sólida liderança da disputa pela prefeitura daquele município. 

Comparativo entre pesquisas: Síntese e Mapa

As pesquisas realizadas pelo Instituto Mapa e pela Síntese Pesquisas revelam um cenário eleitoral competitivo em Tijucas, com Maickon Sgrott (PP) mantendo a liderança nas duas sondagens. No entanto, as porcentagens de intenções de voto e rejeição apresentam algumas diferenças relevantes que merecem destaque.

Intenções de voto (estimulada)

Instituto Mapa: Na pesquisa divulgada pelo Mapa, Maickon Sgrott aparece com 31,7% das intenções de voto, seguido de Elmis Mannrich (MDB) com 26,6% e Thiago Peixoto (PL) com 24,6%.

Síntese Pesquisas: Já na pesquisa da Síntese, Maickon Sgrott registra 31,6%, Elmis Mannrich 27,2%, e Thiago Peixoto 20%.

A pequena variação entre os números dos dois institutos confirma a tendência de liderança de Maickon, com Elmis Mannrich mantendo uma disputa acirrada pelo segundo lugar.

Votos válidos (excluindo nulos e indecisos)

Instituto Mapa: Quando considerados apenas os votos válidos, Maickon Sgrott atinge 38,3%, Elmis Mannrich fica com 32,1%, e Thiago Peixoto com 29,7%.

Síntese Pesquisas: Na Síntese, os votos válidos colocam Maickon com 40,1%, Elmis com 34,52% e Thiago Peixoto com 25,38%.

Aqui, Maickon Sgrott mantém uma vantagem confortável em ambas as pesquisas, mas os números da Síntese apontam uma margem maior.

Rejeição dos candidatos

Instituto Mapa: No levantamento do Mapa, a maior rejeição pertence a Elmis Mannrich com 26%, seguido de Thiago Peixoto com 24,3% e Maickon Sgrott com 22,3%.

Síntese Pesquisas: A pesquisa da Síntese revela um cenário de rejeição um pouco diferente, com Thiago Peixoto liderando a rejeição com 21,8%, seguido de Elmis Mannrich com 18% e Maickon Sgrott com 17,8%.

Decisão de voto

Instituto Mapa: Segundo o Mapa, 74,1% dos eleitores afirmam que sua escolha é definitiva, enquanto 25,9% ainda podem mudar de opinião.

Síntese Pesquisas: A Síntese mostra que 73,6% dos eleitores já decidiram seu voto, com 12% revelando que mudarão na última semana, e 12,2% decidindo no dia da eleição.

Em ambos os levantamentos, a maioria dos eleitores já está com sua escolha definida, o que fortalece a posição de Maickon Sgrott como o principal candidato neste momento.