Jorginho agradece “coragem do presidente Lula”

Governador afirmou que Lula salvou os pequenos produtores de leite de Santa Catarina: "decreto assinado com coragem"

Jorginho agradece “coragem do presidente Lula”

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na visita recente a Santa Catarina, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reuniu com o governador Jorginho Mello e outras autoridades locais para discutir medidas emergenciais e de longo prazo para mitigar os efeitos das enchentes que atingiram o estado. Durante a coletiva de imprensa, houve uma interação significativa entre o governador e o ministro Padilha, sobretudo em relação a um decreto presidencial recentemente assinado que beneficiará os produtores de leite do estado.


O ministro Padilha anunciou a formação de uma força-tarefa, em colaboração com os governos estadual e federal, para acelerar a reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas intensas em Santa Catarina. A iniciativa visa proporcionar alívio imediato e sustentabilidade de longo prazo para as comunidades afetadas, ressaltando a importância da colaboração intergovernamental nesse processo​.

Durante sua visita, Padilha esteve em Blumenau, onde se encontrou com o governador Jorginho Mello, prefeitos e coordenadores de defesa civil de 53 cidades do estado, reiterando o compromisso do governo federal em oferecer apoio necessário para superar os desafios emergenciais e estruturais enfrentados por Santa Catarina na esteira das enchentes​.

Além disso, o ministro assegurou que recursos não faltarão para as atividades de reconstrução, demonstrando a seriedade e a prontidão do governo federal em responder às necessidades de Santa Catarina, uma região que tem enfrentado adversidades naturais com impactos significativos para a população local​.

A visita do ministro Padilha também serviu como um canal para o governador Jorginho Mello expressar sua gratidão ao presidente Lula pelo decreto assinado, que retira benefícios tributários das empresas de laticínios que utilizam leite importado, atendendo a uma reivindicação antiga dos produtores de leite nacionais, especialmente os de Santa Catarina. O governador enfatizou que essa medida vai ajudar a proteger os pequenos produtores de leite, criticando algumas grandes indústrias por comprarem leite em pó importado, diluindo-o e vendendo-o como leite natural​.