Logo Jornal Razão
Publicidade
Eleições 2026

Candidata a governadora de SC quer que o povo faça obras e “resolva seus próprios problemas”

Questionada sobre o gargalo da BR-101 no Morro dos Cavalos durante o debate em Tubarão, a candidata da Unidade Popular, Laís Chaud, respondeu propondo uma frente emergencial de trabalho, com os próprios trabalhadores contratados direto pelo Estado e sem empreiteiras.

Candidata a governadora de SC quer que o povo faça obras e “resolva seus próprios problemas”
Foto: Reprodução
Publicidade

A pergunta era sobre o nó que trava o Sul catarinense: o Morro dos Cavalos, o gargalo da BR-101 que empilha filas entre Palhoça e Paulo Lopes e que nenhum governo resolveu. A resposta da candidata da Unidade Popular pelo Socialismo (UP), Laís Chaud, não passou por túnel, licitação ou orçamento. Passou pelo próprio povo.

A proposta no palanque

“Nós temos uma medida imediata também para o governo da Unidade Popular, um governo construído pelos trabalhadores, que é justamente a implementação da frente emergencial de trabalho”, disse ela no Debate VOXX Eleições 2026, realizado em Tubarão nesta segunda-feira (10).

Publicidade

Uma frente que nada mais é do que convocar os trabalhadores a resolverem os seus próprios problemas.

O modelo, segundo a candidata, valeria para saúde, educação e habitação, e também para as estradas. “Falando sobre a questão das estradas, é justamente através dessa frente emergencial de trabalho que nós vamos conseguir construir junto com os trabalhadores, garantindo um salário digno, com um contrato direto com o Estado”, afirmou. Ou seja, na proposta apresentada no palanque, quem executaria a obra seria uma frente de trabalhadores pagos e contratados diretamente pelo governo estadual, sem intermediário.

ASSISTA AO VÍDEO

O intermediário, aliás, é o alvo declarado da proposta. Chaud sustentou que tirar as empreiteiras do caminho é justamente o que resolveria o problema das rodovias catarinenses. “Não vamos passar pelas empresas, que hoje a gente sabe que roubam milhões e desviam”, declarou, sem apresentar no debate documento, processo ou empresa específica que sustentasse a acusação.

A frente emergencial de trabalho é bandeira antiga da UP e aparece em programas do partido em outras disputas, quase sempre associada a mutirões e à contratação de cooperativas para obras populares, principalmente de moradia. É a primeira vez, no entanto, que o instrumento aparece como resposta a uma pergunta sobre uma rodovia federal em Santa Catarina.

Publicidade

O gargalo em questão

O contexto da pergunta ajuda a medir o tamanho da proposta. O Morro dos Cavalos é um dos pontos mais críticos da BR-101 no estado, trecho de pista simples que corta a serra e funciona como funil obrigatório entre o Sul catarinense e a Grande Florianópolis. O túnel projetado para o local nunca saiu do papel, e a obra é cobrada por prefeitos, empresários e motoristas da região há mais de uma década.

Na mesma rodada, o ex-prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) tratou o mesmo gargalo por outro caminho. Reconheceu que a obra é federal, mas cobrou o governo estadual pela omissão e propôs uma pista alternativa nos moldes das linhas Vermelha e Amarela do Rio de Janeiro. “Você não pode isolar uma região do Estado em razão de uma obra do governo federal que está aí, colapsada”, disse. Ele também prometeu retomar a ponte do Pontal, que classificou como alternativa desperdiçada.

Quem é a candidata

Laís Chaud é psicóloga, graduada e mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), presidente do diretório da UP em Florianópolis e coordenadora nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Também atua no Movimento de Mulheres Olga Benario. Disputa o governo pela primeira vez, encabeçando uma chapa 100% feminina, com Nathália Melo na vice e Ana Lúcia da Silveira e Marlene Soccas na corrida pelo Senado. “Sou a única mulher candidata a governo aqui no nosso estado”, afirmou na apresentação.

O debate é o primeiro das Eleições 2026 entre candidatos ao Governo de Santa Catarina oficialmente registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), e foi organizado pelo Pool de Veículos de Comunicação do Sul de Santa Catarina, sob coordenação do VOXX Estúdio. O consórcio reúne Diário do Sul, extra.sc, HC Notícias, Hora Hiper, Rádio Hiper FM, Rádio Hiperativa FM, Rádio Verde Vale FM, Sul Agora e Tuba News, num conjunto de 12 veículos entre portais, rádios e jornais impressos, com transmissão simultânea. O programa foi dividido em cinco blocos, com perguntas entre os candidatos e questionamentos de jornalistas.

Publicidade

Mulheres e presídios nas duas falas

Nas duas vezes em que teve a palavra, a candidata da UP puxou o debate para os mesmos dois eixos. Abriu prestando solidariedade à família de uma jovem de 19 anos, estudante de uma universidade do Sul do estado, vítima de feminicídio, e prometeu que “no nosso governo nenhum agressor irá sair impune”. No bloco de segurança pública, chamou de propaganda o discurso do estado mais seguro do país. Afirmou ainda que a maioria dos presídios catarinenses é privatizada, o que faria empresários lucrarem “em cima dessa desgraça”.

A segurança pública, ela na verdade é mais uma fachada que o atual governador tem colocado, que é o Estado mais seguro.

Além de Rodrigues e Chaud, a organização confirmou a participação de Marcelo Brigadeiro (Missão) e Ralf Zimmer (PRD). Gelson Merísio (PSB) comunicou oficialmente que não participaria, e o governador Jorginho Mello (PL), que busca a reeleição, também foi convidado. Os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral, e a campanha começa oficialmente no dia seguinte.

Receba as notícias no WhatsAppEntrar
Especial Eleições 2026 em SCCandidatos com dados do TSE, sabatinas, pesquisas e calendário — cobertura completa
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham