Lula diz que conversou com Israel e condena ‘terroristas’, mas não cita Hamas

Lula diz que conversou com o presidente de Israel e que pediu corredor humanitário

Lula diz que conversou com Israel e condena ‘terroristas’, mas não cita Hamas

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O perfil oficial de Lula nas redes sociais publicou um texto afirmando que o petista conversou nesta quinta-feira com o presidente de Israel, Isaac Herzog. A nota da assessoria do Governo do Brasil afirma que Lula pediu um corredor humanitário ligando a Faixa de Gaza ao Egito.

O objetivo seria permitir que as pessoas saiam de Gaza e que mantimentos e remédios possam entrar.

"Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas", publicou o perfil de Lula, sem citar o grupo terrorista Hamas, responsável pelos ataques e assassinato de civis em Israel. 

Pelo menos dez membros do PT ligados ao presidente Lula (entre eles dois ministros do governo), além de entidades aliadas ao partido, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), já se posicionaram abertamento contra classificar o Hamas como um grupo terrorista. O grupo é o autor da onda de ataques extremistas contra Israel que já vitimou mais de 1,8 mil pessoas entre israelenses e palestinos.