O presidente Lula (PT) defendeu a saidinha de presos no debate da Band, na noite deste domingo (18), e disse que o preso de bom comportamento deve poder sair “pra receber o carinho da sua família, dos seus filhos e da sua mulher”.
A pergunta foi do senador Flávio Bolsonaro (PL), que citou a morte de Renata Telles, assassinada na véspera de Natal de 2023 por um preso que estava na saidinha. “Você é a favor ou contra o marginal ter um direito à saidinha?”, perguntou Flávio. “Lula, por que que você tá sempre pensando nos direitos dos bandidos e não tá pensando nos direitos das vítimas?”
Lula abriu a resposta com um ataque ao adversário: “Esse cidadão tava falando esses dias que se ele um dia for presidente, ele vai dar indulto pro pai”. Depois, defendeu a saidinha: “Não é porque um cidadão saiu e cometeu um erro, que você vai punir milhares de pessoas que conquistaram o direito de sair diante da justiça brasileira”.
O presidente disse que o sistema prisional é feito “na perspectiva de recuperar as pessoas” e que nem todo preso sai. “Aquele que praticou estupro, não sai. Aquele que praticou violência contra a mulher, não sai”, afirmou Lula. “E quem sabe disso é o pessoal que cuida da cadeia, não são presidente da República.”
O segundo turno da eleição presidencial é no domingo, 25 de outubro.
© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/lula-saidinha-debate-band

















