Logo Jornal Razão
Publicidade
Eleições 2026

Lula vence em 13 países, mas Flávio Bolsonaro lidera o exterior com 67,2% e amplia a vantagem do 1º turno

Soma dos boletins de 22 países dá 34.056 votos a Flávio e 16.585 a Lula; diferença de 17,4 mil votos já é maior que a do 1º turno nos mesmos países

2º turnoApuração do 2º turno, domingo às 17hFlávio × Lula voto a voto, no Brasil, em SC, nas 5.570 cidades e no exteriorAcompanhar →
Lula vence em 13 países, mas Flávio Bolsonaro lidera o exterior com 67,2% e amplia a vantagem do 1º turno
Foto: Reprodução
Publicidade

Flávio Bolsonaro (PL) lidera a votação dos brasileiros que vivem fora do país no 2º turno, mesmo com Lula (PT) vencendo em mais países. A soma dos boletins de urna dos 22 países em que a votação já terminou dá 34.056 votos a Flávio e 16.585 a Lula, até as 11h41 deste domingo (25). Em votos válidos, são 67,2% para Flávio e 32,8% para Lula.

Lula venceu em 13 países: Austrália, Jordânia, Nova Zelândia, China, Singapura, Coreia do Sul, Turquia, Síria, Arábia Saudita, Kuwait, Egito, Índia e Quênia. Flávio venceu em 9: Japão, Emirados Árabes, Catar, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Malásia, Filipinas e Indonésia. A diferença está no tamanho dos colégios: só no Japão, o maior já apurado, Flávio teve 28.538 votos, contra 7.098 de Lula (80,1%). É mais que o triplo dos 8.325 votos que Lula somou nos 13 países em que venceu.

Publicidade

A vantagem de Flávio também é maior que a do 1º turno nos mesmos 22 países. No dia 4 de outubro, a diferença entre os dois era de 16.237 votos; agora é de 17.471. Do 1º para o 2º turno, Flávio ganhou 5.191 votos nesses países, e Lula, 3.957.

Flávio cresceu até onde perdeu. Na Arábia Saudita, foi de 22 para 31 votos, enquanto Lula caiu de 52 para 49. Na Malásia, o candidato do PL virou: Lula tinha vencido no 1º turno por 44 a 27, e agora Flávio venceu por 44 a 41. No Catar, Flávio ampliou de 173 para 195 votos.

Os 22 países somam 123.962 eleitores aptos, 13,6% dos 914 mil brasileiros que podem votar no exterior. A maior parte ainda vem pela frente: a Europa fecha as seções no começo da tarde, e os Estados Unidos, o maior colégio fora do Brasil, com 265 mil eleitores, à noite. No 1º turno, Flávio teve 61,1% dos votos válidos nos EUA.

Os números são a soma dos boletins de urna, documentos públicos que cada seção emite ao fechar, e não a totalização oficial. O TSE divulga o resultado para presidente, incluindo o exterior, a partir das 17h de Brasília.

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/lula-vence-13-paises-flavio-bolsonaro-lidera-exterior-segundo-turno

Especial Eleições 2026 em SCCandidatos com dados do TSE, sabatinas, pesquisas e calendário — cobertura completa
Publicidade
Publicidade
Publicidade