Logo Jornal Razão
Publicidade
Eleições 2026

Após avaliações negativas sobre debate, Lula grava vídeo e diz que se sentiu “muito incomodado”

Analistas viram o presidente "perdido" e "repetitivo" na Band; no vídeo, ele diz que o adversário "foi preparado pra mentir"

2º turnoApuração do 2º turno, domingo às 17hFlávio × Lula voto a voto, no Brasil, em SC, nas 5.570 cidades e no exteriorAcompanhar →
Após avaliações negativas sobre debate, Lula grava vídeo e diz que se sentiu 'muito incomodado'
Foto: Reprodução
Publicidade

Depois de avaliações negativas sobre o desempenho no debate da Band, o presidente Lula (PT) publicou nesta segunda-feira (19) um vídeo nas redes sociais em que diz ter se sentido “muito incomodado” ao debater com Flávio Bolsonaro (PL), adversário dele no segundo turno da eleição presidencial.

No começo do vídeo, Lula diz que já debateu com Trump, Bush, Clinton, Obama, Xi Jinping, Hu Jintao, Medvedev, Putin e Macron. “Confesso a vocês, eu me senti muito incomodado de participar de um debate com miliciano, uma pessoa desqualificada”, afirma. Sem citar o nome de Flávio, o presidente diz que o adversário “foi preparado pra mentir” e “pra desrespeitar a sabedoria do povo brasileiro”.

Publicidade

Na sequência, Lula fala da economia nos governos dele e volta a atacar o adversário. “Não podem acreditar numa pessoa que nunca andou de ônibus, numa pessoa que nunca, nunca conheceu o chão de fábrica, nunca conheceu o trabalho, não sabe o que é uma carteira profissional”, diz. O vídeo termina com um pedido de voto para o dia 25.

O debate de domingo (18), na TV Band, foi o primeiro encontro dos dois no segundo turno. Analistas ouvidos pelo Correio Braziliense fizeram avaliações negativas do desempenho do presidente. Para Yuri Sanches, diretor de Análise Política da AtlasIntel, “o Lula teve um desempenho sem repertório, um desempenho um tanto quanto perdido, repetitivo”. Segundo ele, Flávio “conseguiu ter mais clareza nas falas, conseguiu articular melhor as suas perguntas e os seus golpes contra Lula”.

Lula em vídeo publicado nesta segunda-feira (19) (Reprodução/Instagram @lulaoficial)

Lucas Aragão, da Arko Advice, disse que “o Lula não consegue levar o Flávio para os assuntos dele” e que Flávio esteve “mais tranquilo e conseguindo tirar o Lula do sério”. Já Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, não viu um vencedor claro. Para ele, Lula “se portou melhor” ao longo do debate, e a postura de Flávio ficou “excessivamente debochada”.

Um dos momentos mais comentados foi a troca entre os dois no palco, registrada pelo Correio Braziliense. Flávio chamou Lula para perto: “Fica aqui do meu lado, Lula. Vamos conversar juntos aqui, fica tranquilo”. Lula respondeu: “Com miliciano? Com miliciano, eu quero distância”. Flávio rebateu: “Pensando bem, é melhor você ficar longe mesmo, que minha carteira pode ser roubada”.

Publicidade

O último debate antes da votação está previsto para sexta-feira (23), na TV Globo. O segundo turno será no domingo, 25 de outubro.

Fontes: Correio Braziliense e Correio Braziliense.

Leia também: Janja leva bronca da mediadora da Band enquanto Flávio Bolsonaro fala no debate presidencial

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/lula-video-debate-band-muito-incomodado

Especial Eleições 2026 em SCCandidatos com dados do TSE, sabatinas, pesquisas e calendário — cobertura completa
Publicidade
Publicidade
Publicidade