Logo Jornal Razão
Publicidade
Eleições 2026

Padre de Aparecida se indigna com quem segura imagem de Nossa Senhora sem amar a santa: “Chega de mentiras”

Na Missa das Crianças, no Dia da Padroeira, padre Ferdinando Mancílio disse que Nossa Senhora “não é amada por quem a segura”; internautas ligaram a fala aos vídeos de Lula com a imagem da santa

Padre de Aparecida se indigna com quem segura imagem de Nossa Senhora sem amar a santa: “Chega de mentiras”
Foto: Reprodução
Publicidade

O padre Ferdinando Mancílio, prefeito de igreja do Santuário Nacional de Aparecida, disse que fica indignado quando vê uma imagem de Nossa Senhora nas mãos de quem não ama a santa. A fala foi nesta segunda-feira (12), Dia da Padroeira do Brasil, durante a homilia da Missa das Crianças, celebrada ao meio-dia na basílica de Aparecida (SP). O padre não citou nomes.

“Nossa Senhora vem dizer para nós, adultos: chega de mentiras. Chega de tendências que vêm ferir a dignidade do ser humano”, afirmou o padre, com a basílica cheia. A missa foi transmitida ao vivo pelos canais do Santuário Nacional.

Publicidade

Em seguida, o padre criticou “quem quer os palácios, mas não quer o coração do ser humano”. “Qual o programa que vem defender a vida das crianças, dos menores de rua, dos abandonados?”, perguntou.

Na sequência veio a frase que mais repercutiu. “Repito: chega de mentiras. A gente fica indignado quando se tem uma imagem de Nossa Senhora nas mãos e a gente sabe que ela não é amada por quem a segura. Mentira”, disse o padre Ferdinando Mancílio.

Basílica do Santuário Nacional de Aparecida durante a Missa das Crianças, nesta segunda-feira (12). Imagem: reprodução/Santuário Nacional

Minutos depois, cercado de crianças no altar, o padre puxou um coro com elas. “Governo justo que cuida das crianças vai para o…”, disse. “Céu”, responderam as crianças. “E quem não cuida das crianças vai pro…”, continuou o padre. “Beleléu”, gritaram.

A fala ganhou força nas redes sociais. Internautas relacionaram as palavras do padre aos vídeos que viralizaram no mesmo dia, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) carrega a imagem de Nossa Senhora Aparecida e posa para as câmeras no Palácio da Alvorada, em Brasília, ao lado da primeira-dama Janja. A missa de Lula foi fechada à imprensa. As imagens foram feitas pela equipe do presidente e publicadas nos perfis dele e do PT.

Publicidade

Depois da missa no Alvorada, Lula disse a jornalistas que Nossa Senhora Aparecida “é ofendida por alguns religiosos que não querem respeitar a religião dos outros” e que a santa é “uma referência” da fé dele. Minutos depois, na mesma conversa, o presidente afirmou: “Estamos preparando a vitória para o dia 25 de outubro”. Faltam 13 dias para o segundo turno.

A imagem da padroeira virou tema da campanha presidencial. O adversário de Lula, o senador Flávio Bolsonaro (PL), foi alvo de publicações que diziam que ele pretendia tirar de Nossa Senhora Aparecida o título de padroeira do Brasil. Flávio nega, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a remoção de posts sobre o tema. Depois da polêmica, o senador também apareceu segurando uma imagem da santa em um ato de campanha em São Paulo, antes do primeiro turno, segundo reportagem de Marina Pinhoni, da Folhapress.

Nesta segunda-feira, Flávio participou de uma missa na Catedral de Brasília. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) acompanhou a missa solene da manhã na basílica de Aparecida, ainda segundo a reportagem de Marina Pinhoni, da Folhapress.

Não é a primeira vez que o padre Ferdinando Mancílio faz um comentário político em missa. Em fevereiro, também sem citar nomes, ele criticou a marcha a Brasília liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). “Não adianta querer fazer uma marcha para Brasília alguém que nunca teve nenhum projeto a favor do povo”, disse o padre na ocasião, de acordo com a Folhapress.

Publicidade

Fonte: reportagem de Marina Pinhoni, da Folhapress.

Leia também: A 13 dias do 2º turno, Lula beija e carrega santa em missa com Janja e diz estar “preparando a vitória”

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/padre-aparecida-indigna-quem-segura-imagem-nossa-senhora-chega-de-mentiras

Especial Eleições 2026 em SCCandidatos com dados do TSE, sabatinas, pesquisas e calendário — cobertura completa
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

As manchetes do dia chegam antes de você abrir o site.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham