O diretório estadual do PSD de Santa Catarina anunciou nesta terça-feira (6) que vai apoiar Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição para presidente, contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A posição está em uma carta aberta assinada pelo presidente do partido no estado, Eron Giordani, e datada de Florianópolis.
“Agora, no segundo turno desta eleição presidencial, o PSD-SC apoiará Flávio Bolsonaro. É uma decisão tomada com convicção, com base no que o partido sempre defendeu: respeito a quem trabalha e produz, menos imposto e mais segurança”, diz o documento.
Na carta, o partido afirma que Flávio “representa essas bandeiras e tem a confiança da maioria dos catarinenses” e pede o engajamento da base. “Contamos com o apoio de nossos filiados, lideranças e eleitores à sua candidatura no dia 25 de outubro”, afirma o texto.
O diretório segue o caminho aberto por lideranças do próprio partido. Na segunda-feira (5), a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, anunciou apoio a Flávio em entrevista ao Jornal Razão, e disse que a cidade não ficaria em neutralidade. No mesmo dia, o prefeito de Chapecó, Valmor Scolari, fez o mesmo em vídeo nas redes sociais.
O anúncio sai dois dias depois do primeiro turno. O candidato do PSD ao governo, João Rodrigues, recebeu 569.263 votos (13,35% dos válidos) e ficou em terceiro lugar. O governador Jorginho Mello (PL) foi reeleito no primeiro turno, com 68,98%, e Gelson Merísio (PSB) ficou em segundo, com 15,66%. João foi o mais votado em dez cidades, todas no Oeste, entre elas Chapecó, onde foi prefeito.
João já tinha declarado voto em Flávio
A carta não cita João Rodrigues, mas a posição do diretório acompanha a que ele tomou ainda na campanha. No dia 1º de outubro, o então candidato declarou voto em Flávio Bolsonaro já no primeiro turno, embora o PSD tivesse candidato próprio à Presidência, o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado. “Eu não vou ser falso com ninguém, eu não vou mentir pra ninguém”, disse João na ocasião.
A declaração foi criticada pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (Podemos), ex-filiado ao PSD, que chamou a mudança de “oportunismo” e questionou se o partido iria expulsar o candidato.
Caiado terminou a disputa presidencial em quinto lugar. Em Santa Catarina, ele teve 1,78% dos votos válidos. Na noite de domingo (4), o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, divulgou nota liberando o partido no segundo turno: cada diretório estadual, parlamentar e filiado ficou livre para definir o apoio.
Flávio teve dois em cada três votos em SC
Flávio Bolsonaro foi o mais votado para presidente em Santa Catarina no primeiro turno, com 66,65% dos votos válidos (3.000.020 votos), contra 25,04% de Lula, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No país, a disputa foi apertada: Flávio teve cerca de 47% dos votos válidos e Lula, 45%.
O documento também agradece aos eleitores que votaram nos candidatos do partido, cumprimenta os eleitos e trata do futuro da sigla no estado. “O PSD de Santa Catarina segue com identidade própria, com suas lideranças e com a mesma dedicação aos municípios. O trabalho continua nas prefeituras, nas câmaras de vereadores e em cada mandato do partido”, diz a carta. Na eleição para a Assembleia Legislativa, o PSD elegeu três dos 40 deputados estaduais.
O segundo turno entre Flávio Bolsonaro e Lula será no dia 25 de outubro.
© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/psd-sc-carta-aberta-apoio-flavio-bolsonaro-segundo-turno




















