O vereador Eleandro Arsego, de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, usou a tribuna da Câmara para admitir que votou no presidente Lula (PT) e dizer que errou. O discurso foi na sessão ordinária desta quinta-feira (15), que ele chamou de “a última sessão antes das eleições”.
“E eu escuto muita pessoa falar e estufar o peito: nunca votei no Lula. Mas eu votei no Lula. Votei”, disse o vereador. Em seguida, ele afirmou que houve “um tempo bom”, com juro de 2%, mas que “tudo que ele deu naquele tempo, hoje nos tirou com juro e correção monetária”.
Eleandro Arsego lembrou que Lula já esteve no interior de Xanxerê e que agricultores da região faziam roça e lavoura para arrecadar dinheiro para o PT. “Esse ano ele veio em Santa Catarina falar que os agricultores têm que se ajoelhar para ele. Mas quando ele não tinha nada, que veio aqui pedir para os agricultores fazer roça para ele, foi ele que se ajoelhou para os agricultores”, afirmou.
A fala do vereador rebate o discurso de Lula em Florianópolis, em 19 de setembro, num ato de campanha ao lado de Gelson Merísio (PSB), candidato ao Governo do Estado. Ao falar do agronegócio, o presidente disse que, “se dependesse de dinheiro do governo, eles tinham que não só votar, mas se ajoelhar para mim”.

Na tribuna, Eleandro Arsego repetiu que errou ao votar no petista. “Errei, tô aqui. Feio é não admitir o erro”, disse. Ele pediu que a população e os agricultores que votaram em Lula reflitam: “Não é feio errar. Feio é continuar insistindo no erro”.
O vereador também falou do endividamento das famílias e disse que mais da metade dos brasileiros está com o nome sujo. Ele chamou de “ladainha” as promessas de campanha do presidente e citou a picanha barata prometida na eleição de 2022.
Sobre o campo, Eleandro Arsego afirmou que “nunca teve tanto agricultor endividado” e criticou o governo federal por não taxar o leite importado, mesmo com o dumping que, segundo ele, foi comprovado. “Ah, vamo acabar com o produtor de leite. Nós importamos dos outros países”, ironizou.
No fim do discurso, o vereador fez referência ao segundo turno da eleição presidencial, marcado para o domingo, 25 de outubro. “Temos que tirar esse desgoverno de lá. Então dia 25 é o dia de raciocinar e fazer as coisas diferentes”, concluiu.
© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/vereador-xanxere-votei-no-lula-agricultores-roca-pt
























