Reprodução / Redes sociais
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Agora é obrigatório vacinar crianças de 6 meses até 5 anos de idade contra a Covid-19. Decisão polêmica abre o caminho para que pais inclusive possam perder a guarda de seus filhos se não vacinarem.
O Ministério da Saúde anunciou agora a partir de 2024 a vacinação contra a covid fará parte do Programa Nacional de Imunizações, o PNI.
Pais que não respeitarem a determinação em calendário estarão sujeitos a diversas punições e podem perder a guarda, responderem na justiça e até mesmo sofrer condenação e multas.
No comunicado oficial de governo temos a palavra “recomendação”, todavia, em alguns estados para se fazer uma matrícula em escolas, como em Santa Catarina, por exemplo, é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação, sendo assim, a medida obriga, de fato, a vacinação das crianças.
O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que em relação às vacinas do PNI, as famílias não podem escolher se concordam ou não com a vacinação.
Apesar de existir a possiblidade de perder a guarda dos filhos, aqueles pais que se negarem a vacinar suas crianças provavelmente passarão por outras medidas antes da mais drástica. E você, o que achou da decisão?