Catarinense perde visão do olho direito após infecção por lentes de contato

Lara Brandão Tironi compartilha sua experiência e orienta sobre cuidados necessários

Catarinense perde visão do olho direito após infecção por lentes de contato

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um vídeo publicado no TikTok pela estudante Lara Brandão Tironi, de 18 anos, moradora de Barra Velha, viralizou ao mostrar as consequências do uso inadequado de lentes de contato. 

A catarinense contraiu ceratite amebiana e perdeu a visão do olho direito, fato que levou a jovem a compartilhar sua história e alertar outros usuários sobre os riscos.

Lara explicou que a infecção foi resultado de seus próprios hábitos, como coçar os olhos e tomar banho usando as lentes de contato. 

"Não foi culpa da marca nem do local onde comprei. Foi irresponsabilidade minha. Eu tinha o costume de coçar o olho, o que causou uma laceração na córnea", disse, afirmando que também tomava banho com as lentes.

Ela ainda enfatizou a importância de seguir as recomendações médicas. "Se você quer usar lente, ouça o que o médico indicar e siga à risca o que ele diz. Se você acha que não vai conseguir, que não é uma pessoa higiênica, não use lente de contato", alertou.

A ceratite amebiana é uma infecção ocular rara causada por protozoários do gênero Acanthamoeba, encontrados em ambientes úmidos. Oftalmologistas explicam que essa infecção é mais comum em usuários de lentes de contato, especialmente quando há lesões na córnea, facilitando a entrada do protozoário. 

Para prevenir a ceratite amebiana, é essencial evitar o uso de lentes de contato ao nadar, em banheiras ou durante o banho. O protozoário Acanthamoeba possui um potencial agressivo significativo, podendo danificar células visuais essenciais nos pacientes infectados.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) recomenda lavar as mãos antes e depois de manipular lentes de contato ou colírios, utilizar soluções de limpeza próprias para lentes de contato, evitando soro fisiológico ou outras substâncias, seguir o tempo de uso recomendado e o prazo correto de descarte das lentes, não usar lentes de contato de graus inadequados ou marcas desconhecidas sem orientação médica e evitar coçar os olhos.



Fonte: Oeste Mais