Na noite desta segunda-feira (4), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) confirmou a identificação do primeiro caso da variante EG.5 Eris da Covid-19 no estado. O paciente afetado é um homem de 37 anos, residente em Biguaçu, situada na região metropolitana de Florianópolis.
O homem não possui histórico de deslocamento recente e já tinha recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19. Segundo informou a Dive/SC, o paciente buscou atendimento médico no Hospital Regional de São José (HRSJ) em 24 de julho, apresentando um quadro de sintomas leves, incluindo coriza, dores musculares e dor de cabeça.
Na mesma data de sua consulta médica, a Unidade Sentinela da instituição hospitalar realizou a coleta do material biológico, que foi imediatamente enviado para análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).
Após a confirmação inicial da infecção pelo coronavírus, a amostra foi remetida para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro para sequenciamento genético.
A Fiocruz, por sua vez, confirmou o diagnóstico da variante EG.5 Eris na amostra do paciente na noite de segunda-feira (4).