Absurdo: facção criminosa comemora aniversário com fogos de artifício em SC

Membro do grupo criminoso foi flagrado em São João Batista gritando o nome da facção enquanto soltava fogos de artifício

Absurdo: facção criminosa comemora aniversário com fogos de artifício em SC

Reprodução / PMSC

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta sexta-feira (03/03), a polícia registrou uma ocorrência de apologia ao crime e queima de fogos de artifício sem autorização na Rua Atanásio Joaquim dos Santos, no bairro Jardim São Paulo, em Timbezinho.

De acordo com o relato da guarnição que realizava rondas na região, ao chegar próximo a uma curva, se deparou com um homem soltando fogos de artifício e gritando “PGC”. Quando percebeu a viatura, o indivíduo correu para dentro da conveniência REI DO COMBO e se escondeu.

A polícia adentrou no estabelecimento e abordou três pessoas, identificadas como F.R.D, de 20 anos, V.S.D de 16 anos, e L.R.S, de 22 anos. Após buscas pessoais, nada de ilícito foi encontrado, mas no estabelecimento foram encontradas nove caixas de foguetes da marca MEGACOLOR, sendo que oito estavam completas (com seis unidades em cada) e uma com apenas três unidades. Além disso, uma unidade foi encontrada deflagrada no chão do quarto aos fundos do estabelecimento.

Indagado sobre o fato, F. disse que soltou o foguete em comemoração ao aniversário de sua esposa, mas a data fornecida não conferia com o registro do sistema SISP. As testemunhas V. e L. relataram que o material foi deixado no estabelecimento pelo vulgo "CHAMA", conhecido pelas guarnições por ter envolvimento com a facção PGC e possuir diversas passagens policiais, incluindo roubo e tráfico de drogas.

Durante a abordagem, a guarnição solicitou o apoio da VTR5392 para buscas no local e verificou que o estabelecimento não possuía documentação. Além disso, no local funcionava um delivery de lanches, mas o ambiente era extremamente impróprio e sem higiene para tal função.

Foi oferecido a F. a oportunidade de comparecer em Juízo mediante a assinatura do Termo de Compromisso, que foi aceito. A audiência foi marcada para o dia 15, enquanto que o material (fogos de artifício) foi apreendido e encaminhado para providências. A ocorrência foi gravada pela câmera policial 2002722.

Ressalta-se que, de acordo com as guarnições, a data de 03 de março é conhecida por ser o aniversário da facção PGC e é comum seus integrantes soltarem fogos de artifício em comemoração, o que corrobora com a atitude flagrada pela polícia de apologia ao crime do indivíduo abordado.