Após uma terça-feira (24) com termômetros marcando até 35°C em algumas regiões de Santa Catarina, esta quarta-feira (25) deve registrar temperaturas mais amenas, não ultrapassando os 27,9°C, de acordo com a Epagri/Ciram. Além disso, há chances de pancadas de chuva isoladas entre o Oeste e o Norte do Estado, enquanto a Grande Florianópolis e o Sul têm previsão de céu nublado e possibilidade menor de chuva.
As temperaturas, que variam conforme a região, são um alerta para as mudanças climáticas que o estado deve enfrentar nos próximos dias. Para quinta-feira (26), a previsão é de sol entre nuvens e temperaturas mais amenas. No entanto, entre a sexta (27) e o sábado (28), a Defesa Civil emitiu um alerta de temporais, especialmente entre o Oeste e o Norte do Estado, que podem vir acompanhados por vendavais e queda de granizo.
Essa previsão de tempo instável é consequência da formação de uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano e também à influência do El Niño. Os volumes de chuva podem variar entre 120 e 160 milímetros em áreas do Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná. Nas demais áreas do Estado, os acumulados ficam entre 80 a 120 mm, com os menores acumulados no Litoral Sul.
O cenário climático acende um alerta para riscos associados a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Também aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais, exigindo atenção redobrada por parte das autoridades e da população.
As variações climáticas para esta semana reforçam a necessidade de monitoramento constante e preparação para diferentes cenários meteorológicos, tanto por parte das autoridades quanto da população. O estado, que já tem um histórico de eventos climáticos severos, deve se manter em alerta para minimizar os impactos dessas condições.