Alerta em SC: Frente fria traz novos riscos de chuvas intensas e vendavais

Condições climáticas voltam a preocupar nesta quarta-feira (22). Defesa Civil adverte sobre temporais com possíveis danos e chuvas volumosas

Alerta em SC: Frente fria traz novos riscos de chuvas intensas e vendavais

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A partir desta quarta-feira (22), Santa Catarina vai voltar a enfrentar um aumento significativo nas condições de instabilidade climática devido à formação de uma frente fria. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta sobre o risco elevado de temporais, que incluem chuvas intensas, vendavais, e a possível ocorrência de granizo, principalmente no período da tarde e noite. 

O fenômeno climático afetará todo o estado, com foco na metade leste, onde se prevê os maiores acumulados de chuvas.

O processo de formação da frente fria é impulsionado pelo fluxo de calor e umidade proveniente do norte do país. 

Conforme previsão, nesta quinta-feira (23), a situação se intensifica devido à formação de uma baixa pressão atmosférica próxima à costa catarinense, reforçando as chuvas na metade leste do estado. Espera-se que os volumes de chuva sejam expressivos, especialmente a partir da tarde, com acumulados que variam entre 70 e 120 mm, e possíveis picos de até 150 mm em áreas específicas como o Planalto Sul e o Alto Vale do Itajaí.


Os moradores do Sul de Santa Catarina, especialmente aqueles no Litoral Sul, devem se preparar para um retorno das chuvas após um breve período de clima mais seco e temperaturas elevadas. As tempestades isoladas trazidas pela frente fria marcam uma queda significativa na temperatura em relação aos dias anteriores.

Márcio Sônego, climatologista da Epagri, informa que o tempo firme deve persistir até o início da tarde de quarta-feira, com temperaturas podendo alcançar até 34 ºC. Contudo, a mudança climática esperada para as 15h incluirá chuvas intensas e trovoadas. O mesmo sistema climático que afeta o Rio Grande do Sul é o responsável pelo impacto no Sul catarinense. Além de chuvas fortes, os temporais podem trazer descargas elétricas e rajadas de vento, com a Defesa Civil antecipando ventos que podem variar de noroeste a nordeste, atingindo rajadas de até 60 km/h.

A Defesa Civil aconselha a população a permanecer atenta aos alertas e seguir as recomendações das autoridades para assegurar a segurança diante dos eventos climáticos iminentes.