Alto Vale do Itajaí é a região mais impactada pelas chuvas, segundo bombeiros

Mais de 800 ocorrências foram registradas desde a última quinta-feira (16) na região

Alto Vale do Itajaí é a região mais impactada pelas chuvas, segundo bombeiros

Enchente em Rio do Sul/ Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Desde quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou mais de 1.200 ocorrências em resposta às chuvas intensas que atingiram o estado. Neste sábado (18), as equipes de Forças-Tarefa continuam trabalhando incansavelmente no resgate de cidadãos e animais nas áreas mais afetadas.

A região do Alto Vale do Itajaí tem sido a mais impactada, acumulando 812 ocorrências. Contudo, danos significativos também foram reportados na região Oeste neste mês.

Para coordenar as operações de resgate e monitoramento, foi estabelecida ontem (17), uma sala de situação em Florianópolis, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Esta centralização visa uma gestão eficaz dos recursos e um acompanhamento integrado das situações emergenciais.

No Alto Vale do Itajaí, o CBMSC destacou 19 equipes de Forças-Tarefa de 13 batalhões, equipadas com embarcações, três caminhões e a aeronave Arcanjo 01. Esses times estão operando em cidades como Rio do Sul, Rio do Oeste, Trombudo Central e Taió. O esquema de revezamento dessas equipes garante uma cobertura ampla e contínua da região.

Até o momento, o CBMSC atendeu 1.277 ocorrências em 95 municípios, mobilizando 171 viaturas e 568 bombeiros.