Anvisa suspende 57 lotes de preservativos da marca Blowtex por falhas em testes de estouro

Duas marcas da fábrica foram alvo da medida cautelar

Anvisa suspende 57 lotes de preservativos da marca Blowtex por falhas em testes de estouro

DIVULGAÇÃO/ REDES SOCIAIS

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão de 57 lotes de preservativos da marca Blowtex por falhas em testes de estouro. Os produtos das linhas "Blowtex Zero" e "Blowtex Sensitive Super Aloe Vera" falharam em ensaios após o prazo de validade de três anos, embora a validade apontada na embalagem seja de cinco anos.

A medida cautelar foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 23 de fevereiro.

A Anvisa esclareceu que a decisão de interromper a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos lotes da camisinha da marca se deu após os produtos não passarem nos ensaios de estouro, teste em que o preservativo é preenchido com ar até que se rompa e que verifica se ele está dentro dos valores de referência de pressão.

A empresa detentora dos registros, a Fábrica de Artefatos de Látex Blowtex Ltda, já iniciou o recolhimento dos produtos com os lotes suspensos. A empresa recomendou que, em caso de ruptura do preservativo, os consumidores devem tomar "precauções adicionais para reduzir a chance de gravidez ou de infecções sexualmente transmissíveis".

As medidas recomendadas nestes casos e que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são: a pílula do dia seguinte, para evitar a gestação indesejada, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), para redução de risco de infecção pelo HIV. A lista de locais onde a PEP está disponível pode ser acessada no site do Ministério da Saúde.

A Blowtex informou, em seu site, que a data de validade está "incorreta" e se colocou à disposição para tirar dúvidas dos consumidores. Os canais de comunicação disponibilizados pela empresa são: consumidor@blowtex.com.br, WhatsApp (41) 99201-6156 e 0800-773-6968. O atendimento funciona das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h, exceto feriados e fins de semana.