Barragens em Taió e Ituporanga são fechadas após alerta da Defesa Civil

Chuva persistente traz volumes entre 80 mm e 150 mm no litoral e Vale do Itajaí

Barragens em Taió e Ituporanga são fechadas após alerta da Defesa Civil

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Com o alerta da Defesa Civil sobre o risco elevado de alagamentos e enxurradas no Vale do Itajaí, a manhã desta segunda-feira (27) marcou o fechamento das Barragens Oeste, em Taió, e Sul, em Ituporanga. Esse procedimento foi uma medida preventiva em resposta à previsão de chuvas intensas na região, iniciando-se com a formação de uma área de baixa pressão no Paraguai.

A mudança climática, que começou a se manifestar no domingo (26), indica um período crítico de terça (28) a quarta-feira (29), com previsões de chuvas fortes e agitação marítima, especialmente no Grande Oeste de Santa Catarina.

As áreas litorâneas e o Vale do Itajaí apresentam um risco muito alto para inundações, com volumes de chuva entre 80 mm e 150 mm, e possibilidade de exceder esses valores.

Para preparar as regiões para o aumento esperado das chuvas, a Defesa Civil iniciou o esvaziamento dos reservatórios das barragens na manhã de quinta-feira (23). A abertura do canal extravasor da Barragem Oeste em Taió foi ampliada em 3 metros no domingo, acelerando o esvaziamento.

O fechamento das barragens, realizado às 09h30 de segunda-feira, é uma estratégia para reduzir os níveis dos rios abaixo das barragens, aumentando assim a capacidade de absorção das águas das chuvas. Enquanto isso, a Barragem Norte, em José Boiteux, continua a diminuir seu reservatório, mantendo duas comportas fechadas e a galeria lateral permanentemente aberta.