Bebê de 8 meses morre vítima de meningite em Rio do Sul

Apenas entre janeiro e setembro deste ano, o estado registrou 656 casos de meningite, resultando em 48 mortes

Bebê de 8 meses morre vítima de meningite em Rio do Sul

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um bebê que estava internado no Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul, não resistiu às complicações da doença e faleceu na última terça-feira (17). A criança estava em tratamento na UTI para pneumonia e meningite, segundo informações compartilhadas pela mãe em suas redes sociais no dia 7 de outubro.

O Governo do Estado confirmou que a causa do óbito foi meningite bacteriana não especificada. Esta doença inflamatória atinge as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser fatal se não tratada a tempo.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) divulgou dados alarmantes: apenas entre janeiro e setembro deste ano, o estado registrou 656 casos de meningite, resultando em 48 mortes. Crianças de zero a 4 anos representam 37% dos casos registrados.

Diante desse cenário, o governo reitera a importância da vacinação, disponível gratuitamente nos postos de saúde. As vacinas podem proteger contra diversos tipos da doença, incluindo meningite pneumocócica, meningocócica, por tuberculose e por hemófilos.

Os sintomas da meningite podem variar e incluem febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, manchas vermelhas ou roxas podem surgir na pele, indicando uma forma mais severa da doença, conhecida como meningococcemia.

É vital que os pais fiquem atentos a sinais menos evidentes em recém-nascidos e lactentes, como febre, irritação, cansaço e falta de apetite, que também podem indicar a presença da doença.