Bebê engasgado com leite materno é salvo por enfermeira em Itajaí

O salvamento ocorreu no corredor da UBS, e emocionou servidores e pacientes que acompanharam de perto a ação

Bebê engasgado com leite materno é salvo por enfermeira em Itajaí

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A pronta ação da gerente da Unidade Básica de Saúde Jardim Esperança, Caroline Fernandes Flora, fez a diferença e salvou a vida de um bebê de apenas 10 dias de idade, que havia se engasgado com o leite materno.

O atendimento ocorreu no dia 17 de abril, na UBS Jardim Esperança, localizada no bairro Cordeiros, em Itajaí.

Fabiola da Silva Monteiro, mãe do bebê Ravy Fernando, chegou em desespero à unidade de saúde com o filho desacordado nos braços.

A enfermeira Caroline, que estava próxima ao local, ouviu os gritos de socorro e imediatamente prestou atendimento.

Caroline utilizou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros em casos de obstrução das vias aéreas, repetindo-a seis vezes até que o bebê voltasse a respirar.

O salvamento ocorreu no corredor da UBS, e emocionou servidores e pacientes que acompanharam de perto a ação.

Após a criança voltar a respirar, Caroline levou o bebê para avaliação do médico da unidade, que o encaminhou para realização de exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS).

Felizmente, o bebê não apresentou nenhuma sequela e já se encontra em casa com a mãe, que agradeceu a equipe da UBS Jardim Esperança pelo pronto atendimento e cuidado com a sua família desde o início do pré-natal, quando sua gravidez já era de risco.

Caroline Fernandes Flora, a enfermeira responsável pelo salvamento, se emocionou ao lembrar o episódio e afirmou que foi gratificante poder ajudar a salvar a vida do bebê.

A atitude rápida e corajosa de Caroline serviu de exemplo e mostrou a importância de conhecer a manobra de Heimlich em situações de emergência.

O caso é um alerta para a importância de se estar preparado para agir em situações de emergência, pois uma ação rápida e eficiente pode fazer toda a diferença na preservação da vida.

A comunidade da UBS Jardim Esperança agradece a Caroline e a toda a equipe da unidade pela dedicação e atenção aos pacientes.