Cachorros são colocados em caminhão, somem e população se revolta: “absurdo!”

Veja o vídeo do momento

Cachorros são colocados em caminhão, somem e população se revolta: “absurdo!”

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um vídeo ganhou grande repercussão nesta segunda-feira (22), mostrando funcionários do posto de combustíveis Peruzzo, em Lages, recolhendo seus cachorros de rua e os colocando em um caminhão.

A ação causou indignação entre os moradores, levando o posto a emitir um comunicado oficial.

Conforme relatado por uma moradora, seu marido perguntou aos funcionários sobre o destino dos cães, recebendo a resposta de que os animais seriam levados para um sítio.

Em reação à repercussão, a administração do Posto Peruzzo explicou que a retirada dos animais foi uma medida extrema devido ao comportamento agressivo dos cães, que estavam atacando os clientes. Veja a nota:

“Em relação ao vídeo veiculado na data de 22/07/2024, onde aparecem imagens de animais sendo retirados do estabelecimento Posto Peruzzo.

Inicialmente, informam que a medida de retirada dos animais do local se deu em uma condição extrema, em virtude dos mesmos estarem avançando em clientes de forma descontrolada.

Também esclarece que antes de ter efetuado a medida extrema de retirada dos animais do local, foi efetuado contato com órgãos municipais que cuidam dos animais de rua, porém sem sucesso para que fossem fazer a retirada destes.

Ainda, deve ser esclarecido que a retirada se deu com animais amarrados para que garantisse a saúde e integridade dos funcionários, uma vez que os animais estavam ‘avançando e mordendo’ as pessoas que estavam próximas.

Ao final, deve ser frisado que os animais não foram maltratados, apenas foram retirados do local e levados para as proximidades da Ambev, tendo apenas sido deixados lá, para evitar um acidente com um cliente ou pessoa que estivesse frequentando o local, uma vez que estavam extraviados no estabelecimento.

Desta forma, resta esclarecido os fatos divulgados, alertando de que antes de qualquer acusação, devem ser apurados os fatos de uma forma responsável, pois o posto Peruzzo vem há mais de 15 anos prestando serviços a comunidade, empregando pessoas e elevando o nome da Cidade de Lages com seu ótimo atendimento, cuidado com os seres humanos, através de seus colaboradores.

Posto Peruzzo agradece a todos pela compreensão.

Administração do Posto Peruzzo”

Sobre o caso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Lages comentou nas redes sociais que dois dos seis animais foram encontrados em uma rodovia pelo fiscal do meio ambiente do município e estão agora sob seus cuidados.

A veterinária Fabíola Hedel destacou que o CCZ não é responsável por recolher animais saudáveis, mas sim aqueles com zoonose ou suspeita de maus-tratos. Ela enfatizou que o local será multado até que todos os animais sejam localizados.


Vale pontuar que abandono de animais é considerado maus-tratos e é crime, conforme estabelecido pela legislação brasileira.

A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) tipifica maus-tratos a animais, incluindo abandono, como uma prática punível com detenção e multas. O ato de deixar animais desamparados coloca em risco sua integridade física e psicológica, constituindo uma grave violação dos direitos dos animais.

A situação gerou grande repercussão nas redes sociais, com muitos questionando o destino dos animais e criticando o manejo adotado pelo posto. Alguns moradores alegaram que os cães apenas atacavam em autodefesa.