Carga milionária de cocaína é encontrada em contêiner de maçãs no porto de Navegantes

Carga tinha a Europa como destino

Carga milionária de cocaína é encontrada em contêiner de maçãs no porto de Navegantes

Reprodução/ NSC Total

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na sexta-feira (28), uma carga avaliada em cerca de R$ 6,3 milhões de cocaína foi descoberta dentro de um contêiner de maçãs no porto de Navegantes, com destino à Europa. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização da Receita Federal e representa a primeira do entorpecente no complexo portuário de Itajaí-Navegantes, segundo o órgão.

Os tabletes de cocaína estavam escondidos na condensadora do contêiner refrigerado que tinha como destino a Espanha. A pesagem indicou 35 quilos da droga. De acordo com os agentes, os traficantes utilizaram o método rip-on/rip-off, inserindo a droga no contêiner sem o conhecimento do exportador.

Em 2022, a Receita Federal apreendeu aproximadamente 1,5 mil quilos da droga na região.

Operação policial nesta semana

Durante esta semana, a Polícia Federal realizou uma operação em Navegantes e Itajaí visando prender envolvidos na lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas. As investigações apontam que o grupo também enviava entorpecentes para diversas regiões do mundo usando portos brasileiros, inclusive os de Santa Catarina, utilizando o mesmo método de inserção no contêiner.

Um advogado de Navegantes foi preso, acusado de criar empresas e adquirir imóveis com o dinheiro do tráfico para tornar os valores lícitos. Além dele, dois policiais militares foram presos na operação. A apreensão de bens e valores em contas bancárias dos suspeitos atingiu cerca de R$ 130 milhões, conforme informações da Polícia Federal.