Casal encontrado com menino desaparecido em SC é preso por suspeita de tráfico humano e adoção ilegal

Nicolas Areias Gaspar, de 2 anos, estava desaparecido desde o último dia 30 de abril e foi achado em São Paulo na noite desta segunda-feira (8)

Casal encontrado com menino desaparecido em SC é preso por suspeita de tráfico humano e adoção ilegal

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma mulher de 41 anos, Roberta Porfírio, e um homem de 52 anos, Marcelo Valverde, foram presos em flagrante na noite desta segunda-feira (8) por suspeita de tráfico de pessoas e adoção ilegal em São Paulo. Eles foram flagrados com o menino Nicolas Areias Gaspar, de 2 anos, que estava desaparecido em Santa Catarina e foi encontrado durante uma abordagem no Tatuapé, na Zona Leste da capital paulista.

O delegado do 30º DP de São Paulo entendeu que houve o crime de adoção ilegal e que há indícios de tráfico de pessoas. Em 30 de abril, data do desaparecimento da criança na Grande Florianópolis, foi verificado que um carro branco com placas adulteradas saiu de Santa Catarina em direção a São Paulo. A proprietária do veículo foi identificada e passou a ser monitorada pela polícia.

Segundo informações, os agentes passaram a acompanhar Roberta quando ela saiu de casa e entrou no carro em que Marcelo estava. Durante a abordagem, a mulher apresentou um documento falso, alegando ser a certidão de nascimento de Nicolas. Ela afirmou que a mãe da criança o teria doado e que estariam a caminho do fórum para regularizar a situação. Marcelo também foi indiciado junto a Roberta.

A polícia apreendeu o carro e os celulares dos suspeitos. A defesa de Roberta e Marcelo afirmou que não se pronunciará no momento.

Durante depoimento às autoridades nesta segunda-feira (8), a mãe de Nicolas confessou que entregou o filho para o casal de São Paulo por livre e espontânea vontade. Ela havia sido internada na UTI e não podia prestar depoimento, mas teve alta e foi interrogada pela Polícia Civil. 

Contudo, está sendo levado em consideração que o ato foi realizado durante um momento em que a mulher estava em extrema vulnerabilidade. O caso será investigado pelas autoridades.

GOVERNO DE SANTA CATARINA SE MOBILIZA PARA TRAZER NICOLAS DE VOLTA

O Governo do Estado está mobilizado para trazer de volta a Santa Catarina nesta terça-feira (9), o menino Nicolas Areias Gaspar, 2 anos.  As equipes da Polícia Militar embarcaram para São Paulo ainda durante a madrugada. No momento, o menino está com o Conselho Tutelar no estado.

Desde o comunicado do desaparecimento, a equipe do Programa SOS Desaparecidos da PMSC realizou medidas para localizar a criança.

“Foi um trabalho em conjunto das nossas forças policiais. Nosso avião vai buscá-lo em São Paulo para devolver para a família. As investigações vão continuar para saber quem fez isso”, afirmou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.

“Contatamos a Polícia Militar de São Paulo para que fizesse a abordagem de um veículo suspeito, rastreado. A criança foi encontrada nesse veículo, ela deve estar retornando amanhã (terça) para Santa Catarina para ser devolvida à família”, afirmou o comandante-geral da PMSC, Aurélio José Pelozato da Rosa.

O programa SOS Desaparecidos é um programa institucional da PMSC que auxilia na busca e localização de pessoas desaparecidas.