Chuvas intensas causam interdição de ponte em São João Batista

Defesa Civil está em alerta na manhã deste sábado (9); barragens de Taió e Ituporanga são acionadas

Chuvas intensas causam interdição de ponte em São João Batista

Imagem: Rádio Clube 88,5/ Ponte de madeira submersa em SJB

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

As chuvas intensas que atingiram Santa Catarina na noite de sexta-feira (8) e madrugada de sábado (9) provocaram uma série de problemas em várias cidades do estado. 

Em São João Batista, no bairro Colônia Nova Itália, a situação se agravou com a interdição da ponte provisória de madeira que liga a SC-108 ao bairro Colônia Nova Itália. A estrutura, segundo imagens divulgadas pela Rádio Clube 88,5 está submersa.

A Defesa Civil local emitiu um alerta devido ao alto volume de chuvas, que confirmou a elevação rápida do nível do rio, atingindo 3,5 metros. O coordenador da Defesa Civil da cidade, Kleber de Moura, informou que o trânsito está bloqueado e a população deve utilizar vias alternativas. 

A ponte foi prejudicada pela água e pelos dejetos trazidos pelas chuvas que persistem desde a manhã de sexta-feira. As autoridades locais continuam monitorando a situação, e a ponte permanece interditada pela Defesa Civil.

O coordenador reforça o pedido de atenção às orientações das autoridades e a importância de evitar áreas de risco.


Além disso, as barragens de Taió e Ituporanga, situadas no Alto Vale do Itajaí, foram acionadas na madrugada de sábado após 12 horas de chuva contínua.

A Defesa Civil de Santa Catarina registrou mais de 80 milímetros de precipitação em Ituporanga e cerca de 70 milímetros em Agrolândia e Mirim Doce. As comportas das barragens foram fechadas para conter o aumento dos rios na região.

A barragem de Taió, com capacidade para 100 milhões de metros cúbicos de água, estava com 3,6% de ocupação, enquanto a de Ituporanga, capaz de armazenar 110 milhões de metros cúbicos, apresentava 16% de ocupação. 

A barragem de José Boiteux, essencial para a região de Blumenau, iniciou o sábado com uma comporta aberta e outra fechada devido a um cilindro emperado que ainda necessita de conserto para voltar a ser operada. Essa estrutura pode reter até 357 milhões de metros cúbicos de água.

As autoridades seguem observando de perto a situação das cidades, já que a previsão para este sábado é de chuva e alagamentos.


Com informações de Rádio Clube 88,5