Chuvas intensas suspendem aulas em Palhoça e escola vira abrigo

Volume de chuva em Palhoça atinge quatro vezes a média de abril e provoca suspensão de aulas e abertura de abrigos

Chuvas intensas suspendem aulas em Palhoça e escola vira abrigo

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Durante o fim de semana, Palhoça, localizada na região da Grande Florianópolis, sofreu com um volume de chuva de 500 mm, quantia que excede em quatro vezes a média esperada para o mês de abril. Devido a essa situação climática extremamente atípica, a prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Educação, anunciou a suspensão das atividades escolares para segunda-feira (15) em todos os turnos e escolas da rede municipal.

Desde quinta-feira (11), o estado de Santa Catarina tem sido afetado por chuvas pesadas, com Palhoça sendo uma das cidades mais impactadas, especialmente nas áreas próximas ao litoral. As chuvas, que são uma consequência da circulação marítima, que transporta umidade do oceano para o continente, também causaram a interdição da BR-101 no Morro dos Cavalos no sábado (13) devido à queda de uma barreira.

Além disso, a Defesa Civil alertou para os perigos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, aumentando ainda mais o alerta na região. 

Em resposta, a Escola Básica Frei Damião foi convertida em um abrigo temporário para acomodar os moradores deslocados ou aqueles que residem em áreas consideradas de alto risco. 

A previsão é de que as condições climáticas adversas persistam até a chegada de uma frente fria na terça-feira (16), o que deve amenizar a situação.