Ciclone extratropical ameaça Sul do Brasil com temporais severos

MetSul Meteorologia emite alerta sobre chuvas e vendavais para as próximas 48 horas

Ciclone extratropical ameaça Sul do Brasil com temporais severos

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A MetSul Meteorologia, representada pela meteorologista Estael Sias, emitiu um alerta sobre o risco elevado de chuvas fortes e temporais no Sul do Brasil, que devem acontecer esta quinta (2) e sexta-feira (3). O fenômeno é impulsionado pela formação de um ciclone extratropical intenso na costa Sudeste do Rio Grande do Sul.

Os estados da Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná, particularmente no Noroeste do Rio Grande do Sul e nas regiões Oeste catarinense e paranaense, são os mais susceptíveis aos eventos climáticos severos, segundo a equipe de meteorologistas da MetSul.

A instabilidade pré-frontal que deve se intensificar nesta noite trará tempestades que podem incluir vendavais e granizo, e a situação pode escalar para tornados.

A previsão alerta para chuvas volumosas, com possíveis acumulados superiores a 100 mm em apenas um dia, aumentando o risco de enchentes e alagamentos súbitos. A situação se agrava à medida que um sistema de baixa pressão se intensifica, o que já causou tempestades significativas no Paraguai, com relatos de um tornado na cidade de Villarrica. 


Com informações MetSul Meteorologia