Imagem: Visor Notícias
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Na manhã desta quinta-feira (13), o ciclone extratropical que passa por Santa Catarina provocou fortes ventos que causaram um apagão em várias cidades do estado, afetando mais de 100 mil unidades consumidoras. Segundo a Celesc, o fenômeno deixou 103.597 residências sem energia elétrica em dez cidades da Amfri. Os municípios mais afetados pelo corte de energia foram Bombinhas, Porto Belo, Itapema, com mais da metade das casas afetadas.
Itajaí e Balneário Camboriú também sofreram cortes significativos de energia, com quase 19 mil e mais de 21 mil unidades afetadas, respectivamente. Além disso, Balneário Piçarras, Penha e Camboriú também tiveram problemas com o fornecimento de energia.
Os ventos intensos causaram a queda de árvores, galhos e outros materiais que danificaram a fiação elétrica. Destelhamentos, quedas de placas e acúmulo de resíduos da construção civil nas ruas foram algumas das consequências da tempestade.
A Defesa Civil de Itajaí está monitorando a situação e alerta para a continuação das fortes rajadas de vento ao longo do dia, que podem chegar a velocidades de até 85 km/h. O porto de Itajaí também foi afetado, com o canal de acesso fechado e a espera de quatro cargueiros na costa e dois atracados na Portonave.