Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (9) em Santa Catarina e em outros quatro estados resultou na prisão de integrantes de um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias.
No total, foram cumpridos 20 mandados judiciais, com oito prisões temporárias em Joinville, duas em São Paulo e 12 pedidos de busca e apreensão. A investigação, que durou aproximadamente três anos, foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Pedrinhas Paulista, em São Paulo.
De acordo com o delegado Murilo Batalha, da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville, o esquema criminoso consistia em contatos telefônicos em que os criminosos se faziam passar por funcionários de instituições financeiras, induzindo as vítimas a realizarem transferências bancárias fraudulentas. Para dar aparência de legalidade às transações, os criminosos utilizavam empresas de fachada e emitiam boletos para contas bancárias associadas a essas empresas.
As atividades do grupo estenderam-se pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os golpes eram realizados de maneira cuidadosa, respeitando limites de valores para evitar alertar as autoridades financeiras, e os valores obtidos eram movimentados rapidamente para ocultar a origem ilícita.
Nas ações realizadas, a polícia apreendeu documentos e aparelhos celulares, além de prender dez pessoas. Os detidos foram levados para a DIC de Joinville e serão interrogados antes de serem encaminhados ao presídio local.
A polícia agora concentra esforços na identificação dos demais membros e na recuperação dos valores desviados das vítimas, com cinco integrantes do grupo ainda foragidos.