Cidade gaúcha planeja deslocar quase metade da população para evitar novas enchentes

Iniciativa, ainda em estudo, visa proporcionar segurança à população que lida com recorrentes inundações próximas ao Rio Taquari.

Cidade gaúcha planeja deslocar quase metade da população para evitar novas enchentes

Foto: Gustavo Mansur

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Cerca de 40% da população de Roca Sales, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, poderá ser transferida do centro da cidade, frequentemente afetado por enchentes, para um novo local menos suscetível a alagamentos.

A iniciativa, ainda em estudo pela prefeitura, visa proporcionar segurança aos moradores e comerciantes que enfrentam recorrentes inundações próximas ao Rio Taquari.

Silvio Zart, secretário municipal de Administração e coordenador da Defesa Civil, mencionou que a área central está praticamente toda em zona alagável, o que agrava a situação durante os períodos de chuva intensa.

Este mês, Roca Sales sofreu com as enchentes mais severas de sua história, afetando todos os 10,4 mil habitantes e causando a morte de dez pessoas. A catástrofe não só trouxe prejuízos humanos, como também comprometeu infraestruturas vitais, incluindo obras que visavam reparar danos de cheias anteriores.

A proposta de realocação abrange entre 3,5 mil e 4 mil pessoas que residem e trabalham na região central, destacando a necessidade de uma ação definitiva para evitar futuras tragédias.

Amilton Fontana, prefeito de Roca Sales, junto a outros membros do executivo municipal, apresentou uma versão preliminar do projeto de transferência a empresários locais, propondo a criação de um novo distrito industrial cerca de 4 quilômetros distante da área atual. O objetivo é oferecer um espaço seguro e bem estruturado para a continuação das atividades comerciais.

Apesar dos desafios financeiros e logísticos, a prefeitura e a população reconhecem a urgência de implementar medidas preventivas para mitigar os impactos das enchentes cada vez mais frequentes.

Fonte: Agência Brasil