Logo Jornal Razão
Publicidade

Criminoso de Florianópolis é neutralizado em confronto com a PMSC após assalto em Lages

A dupla foi cercada na tarde desta quinta-feira (30) em uma casa do bairro São Paulo, com o revólver e os produtos do roubo cometido na véspera no Frei Rogério.

Criminoso de Florianópolis é neutralizado em confronto com a PMSC após assalto em Lages
Foto: Reprodução
Publicidade

O barulho veio dos fundos do lote e, em poucos segundos, um homem já forçava a porta da frente. Dentro da casa, no bairro São Paulo, em Lages, na Serra Catarinense, uma moradora estava com os filhos pequenos quando o desconhecido entrou, manteve a mão na cintura, onde levava uma arma pequena e prateada, e mandou que todos ficassem quietos. “Calem a boca se não mato todos”, disse ele, conforme o relato que a mulher deu depois à polícia. Na sequência, saiu correndo e começou a pular os lotes vizinhos.

Do lado de fora, policiais do Tático do 6º Batalhão de Polícia Militar faziam o acompanhamento a pé de um dos dois suspeitos do assalto que assustou a cidade na noite anterior. A corrida terminou por volta das 15h20 desta quinta-feira (30), quando o homem partiu para o confronto e foi alvejado. Ele não resistiu aos ferimentos e a morte foi constatada ainda no local, pelo Samu. O comparsa foi preso em flagrante. Nenhum policial ficou ferido.

Publicidade

O desfecho encerrou quase um dia inteiro de buscas. Na noite de quarta-feira (29), dois homens encapuzados renderam um casal que descarregava compras em frente de casa, na rua João José Godinho, no bairro Frei Rogério. Um deles estava armado com um revólver .38. A dupla levou dois celulares, uma mochila, a carteira com documentos e o carro da família, um Cruze cinza, e fugiu no sentido da BR-116.

A fuga durou pouco. Na subida do bairro Santa Mônica, o motorista perdeu o controle, bateu a roda no meio-fio e destruiu o aro dianteiro. Os dois abandonaram o veículo ali mesmo, pegaram alguns pertences que estavam no interior e sumiram a pé pelas ruas do bairro. As buscas com o canil varreram a região até quase meia-noite, sem resultado.

A pista das câmeras

Enquanto moradores cobravam resposta nas redes sociais, a equipe de pós-crime da Polícia Militar começou a puxar as imagens de câmeras de segurança do trajeto. Foi nesse trabalho que apareceu o detalhe que mudou a investigação: um carro dava apoio à dupla. Identificado o veículo, os policiais passaram a procurá-lo.

Publicidade

A apuração também reconstituiu a véspera do crime. Por volta das 22h40 de quarta-feira, os dois teriam pedido carona a uma conhecida, que os apanhou no bairro São Paulo e os deixou no Frei Rogério. Ela afirmou não ter recebido nada pelo trajeto, porque era caminho.

O cerco no São Paulo

O carro de apoio foi localizado no meio da tarde desta quinta-feira. A polícia já tinha o endereço da casa onde a dupla estava, no bairro São Paulo, e a confirmação de que os dois se encontravam ali dentro, com os produtos do roubo e o armamento, fechou o cerco.

Na tentativa de abordagem, um dos homens desobedeceu às ordens e correu. Foi ele quem entrou na casa onde estavam a moradora e as crianças. Em choque, ela tirou os filhos de dentro do imóvel e avisou uma vizinha, que também correu para a frente da rua com as próprias crianças.

O acompanhamento seguiu pelos quintais até o ponto em que o suspeito reagiu, com o revide imediato dos policiais. O revólver usado no assalto foi apreendido e os produtos do roubo foram recuperados.

Publicidade

Resposta do comando

Segundo o comando do 6º BPM, os dois já tinham histórico criminal e a ação foi tratada como resposta direta à cobrança que tomou a cidade depois do assalto.

Com certeza não é o primeiro crime desses masculinos. Mas precisou chegar num desfecho como esse para que cessasse a agressão.

A dupla foi identificada como Leonardo Cruz da Conceição e Adriano da Costa, ambos naturais de SC.

Receba as notícias no WhatsAppEntrar
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham