“Cumprindo os desejos”, diz mulher que levou tio morto para pegar empréstimo em banco

Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, declarou em depoimento policial que estava "cumprindo os desejos" do idoso.

“Cumprindo os desejos”, diz mulher que levou tio morto para pegar empréstimo em banco

Divulgação / O Globo/ TV Globo

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Após ser presa em uma agência bancária em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto tentava sacar R$ 17 mil de um empréstimo em nome do seu tio, Paulo Roberto Braga, que estava morto no momento do atendimento , Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, declarou em depoimento policial que estava "cumprindo os desejos" do idoso.

De acordo com as autoridades, ficou comprovada a relação de parentesco entre os dois, entretanto, não de tio e sobrinha, mas sim de primos.

Segundo ela, que também afirmou ser a cuidadora e vizinha de Paulo Roberto, o tio expressou a vontade de usar o dinheiro para comprar uma nova televisão e fazer reformas em sua residência.

Conforme Érika, após ser internado por cinco dias devido a uma pneumonia, Paulo Roberto teve alta na segunda-feira (15). Ele então revelou a ela sobre o empréstimo, que havia sido solicitado em 25 de março, e seu interesse em sacar o dinheiro imediatamente.

No depoimento, ela contou que Paulo estava consciente ao sair de casa e ao entrar no banco, ajudado por ela e um motorista de aplicativo. Dentro da agência, no entanto, o idoso parou de responder e foi atendido pelos funcionários que logo suspeitaram que algo estava errado.

O momento em que Érika tentava fazer com que Paulo assinasse os documentos necessários para o saque foi capturado em vídeo por funcionários do banco. As imagens mostram a mulher segurando a cabeça do idoso e insistindo para que ele assinasse os papéis, enquanto funcionários ao fundo expressavam preocupação sobre o estado do idoso.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada e tentou reanimar Paulo Roberto, sem sucesso. 

Um profissional do Samu informou à polícia que, baseado nas condições do corpo, Paulo Roberto já estava morto há aproximadamente duas horas antes de sua chegada. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) para determinar a causa exata da morte, enquanto Érika foi autuada por vilipêndio de cadáver e furto mediante fraude.