Nesta segunda-feira, 3, Santa Catarina registrou chuvas intensas no Litoral Norte e no Baixo Vale do Itajaí durante a madrugada, devido a uma área de instabilidade estacionária que persistiu até aproximadamente as 3h. A Defesa Civil informou que, no início do dia, houve maior cobertura de nuvens e nevoeiros entre o Meio-Oeste e o Litoral, com condições para chuva fraca a moderada nessas regiões.
No decorrer da manhã, a nebulosidade diminuiu, permitindo a elevação das temperaturas em todo o estado.
Entre o final da manhã e a noite, o calor e a umidade, aliados a instabilidades atmosféricas, favoreceram a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. As temperaturas matinais oscilaram entre 15°C e 18°C nos Planaltos e áreas de serra, e entre 21°C e 24°C no litoral. À tarde, os termômetros alcançaram até 35°C no Grande Oeste e 31°C nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas, válido até as 18h desta segunda-feira, abrangendo regiões como Joinville e Blumenau. A previsão indicava chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h, apresentando baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A Defesa Civil de Santa Catarina recomendou que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também foi aconselhado evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
Em situações de emergência, os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.