Esquema criminoso de caça ilegal é desmantelado em SC

Caçadores usavam olheiros e GPS para burlar fiscalização; prisões e apreensões marcam ofensiva policial

Esquema criminoso de caça ilegal é desmantelado em SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na madrugada desta terça-feira (5), uma operação conjunta das polícias Federal e Militar Ambiental visou desmantelar um esquema de caça ilegal no Parque Nacional da Serra do Itajaí, área de preservação. As investigações levaram ao cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos nas cidades de Blumenau, Indaial, Rio dos Cedros e Guabiruba.

A ação também teria resultado em prisões, conforme informações preliminares.

A operação, denominada Pelznickel, teve a autorização da 1ª Vara da Justiça Federal de Joinville e contou com o apoio de um total de 114 agentes e 34 viaturas. A PM explicou que os envolvidos utilizavam recursos tecnológicos avançados, como GPS, e se organizavam com “olheiros” para detectar a presença de equipes de fiscalização no local, facilitando a prática criminosa.


O grupo investigado é suspeito de capturar uma diversidade de animais silvestres, entre eles veados, quatis, cutias, pacas e diferentes espécies de aves, utilizando armadilhas, cães treinados para caça e outros dispositivos.

Segundo a polícia, as atividades dos caçadores ocorriam em horários variados, o que dificultava a detecção e reforçava a necessidade de uma ação de inteligência que, conforme relatado, estava em curso há mais de um ano.

Durante as buscas, as autoridades apreenderam armas e outras evidências que ligam os suspeitos à prática de crimes ambientais e de posse ilegal de armas. Os presos poderão responder judicialmente por crimes ambientais e organização criminosa, além da posse de armamento sem autorização.