Estrutura em construção no hospital de Praia Grande desaba com chuva intensa

Interdição reduz atendimento na área psiquiátrica; cidade registra volume de chuva triplo do esperado

Estrutura em construção no hospital de Praia Grande desaba com chuva intensa

Imagem: G1

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Parte de uma estrutura em construção no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, desabou devido ao vento e à chuva no domingo (16). O incidente danificou o telhado e salas da área psiquiátrica, afetando o atendimento aos pacientes da região. A interdição resultou na redução dos atendimentos pela metade. As informações são do G1.

De acordo com a Epagri/Ciram, Praia Grande registrou 362,2 milímetros de chuva em 48 horas, entre as 7h de sábado (15) e as 7h de segunda-feira (17), volume que supera em três vezes a média esperada para todo o mês de junho.

O diretor do hospital, Jean da Silva Gonçalves, afirmou que os atendimentos serão normalizados apenas após a avaliação e restauração da estrutura danificada. "Teremos que reduzir porque a gente não tem como arriscar o nosso paciente. Somente depois do laudo, somente depois da avaliação e da restauração que vamos poder voltar à normalidade", disse Gonçalves.

Além dos danos no hospital, o mau tempo causou estragos em outras áreas de Praia Grande. No bairro 1º de Maio, 20 casas foram alagadas. O volume de chuva sobrecarregou os principais rios da cidade, incluindo o Rio Canoas e outros cinco afluentes. 

A correnteza do Rio Canoas levou um dos pilares de sustentação da ponte que liga Praia Grande à cidade vizinha de São João do Sul. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado, uma avaliação detalhada será realizada assim que o nível do rio baixar. Rotas alternativas foram sinalizadas para os motoristas.

A previsão do tempo para esta terça-feira (18) indica que a condição de chuva persistirá no Sul de Santa Catarina, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Durante a tarde, a instabilidade deve recuar em direção ao estado gaúcho, reduzindo a probabilidade de chuva em Santa Catarina. Ainda há risco de alagamentos e deslizamentos. Os ventos, predominantemente de Noroeste, terão intensidade fraca a moderada, com rajadas de 40 a 50 km/h em áreas altas e no Sul do estado.