A história dos 13 filhotes de cães abandonados dentro de uma mala no Sul de Santa Catarina teve um desfecho feliz: todos foram adotados. Os cachorrinhos foram encontrados na noite da última quinta-feira (6), em frente a um condomínio no bairro Primeira Linha, em Criciúma.
A mala foi descoberta por um dos seguranças do condomínio, que imediatamente contatou a protetora de animais Tatiana Rodrigues. Ela, ao chegar no local e abrir a mala, encontrou os filhotes visivelmente debilitados pelo calor, quase desmaiados.
Ela compartilhou a cena nas redes sociais, o que gerou grande comoção.
A publicação teve grande repercussão, resultando em cerca de 50 contatos de pessoas interessadas em adotar os filhotes no dia seguinte. Durante o fim de semana, em uma feira de adoção, quase todos os cães encontraram novos lares.
Tatiana levou vídeos de câmeras de segurança próximas ao local onde a mala foi encontrada à Delegacia de Polícia Civil e registrou um Boletim de Ocorrência. A investigação para identificar os responsáveis pelo abandono está em andamento.
O abandono de animais é considerado crime no Brasil desde 1998. Em 2020, a aprovação da lei 14.064 endureceu as penalidades para maus-tratos, estabelecendo penas de dois a cinco anos de reclusão, além de multa que pode chegar a R$ 5 mil e proibição de guarda.
Com informações de ND+