Logo Jornal Razão
Publicidade

Frente fria provoca temporais e riscos de granizo em SC

Esta sexta-feira (11) contará com ventos fortes e temperatura amena, confira

Frente fria provoca temporais e riscos de granizo em SC
Foto: Reprodução
Publicidade

Nesta sexta-feira (11), Santa Catarina enfrenta tempo instável devido a um sistema de baixa pressão que provoca temporais pela manhã. O fenômeno climático ocorre em todo o estado, com o risco moderado a localmente alto para ocorrências associadas aos temporais, como rajadas de vento e granizo. As temperaturas máximas variam entre 21 e 28°C.

Além disso, uma frente fria em desenvolvimento no Sul do Brasil, combinada com o aquecimento e fluxo de calor e umidade da região amazônica, resulta em pancadas de chuva e temporais à tarde. O motivo desses eventos é a combinação de instabilidades em vários níveis da atmosfera com um fluxo de umidade proveniente da Amazônia. Ventos predominam do quadrante nordeste/noroeste, com rajadas entre 45 e 60 km/h, e ondas de leste de 1,0 a 1,5m.

Publicidade

A condição climática deve persistir entre a madrugada de hoje e a noite de sábado (12), com o risco continuado para ocorrências associadas aos temporais. Os moradores e autoridades locais estão sendo aconselhados a se prepararem para possíveis alagamentos pontuais, quedas de árvores e de postes de energia, destelhamentos e outros impactos.

As instabilidades devem se deslocar em direção ao oceano no final da tarde de hoje, mas um novo pulso de instabilidade é esperado na madrugada de sábado (12), retomando as chuvas. A situação deve perder intensidade novamente entre o final da tarde e a noite de sábado.

A Defesa Civil e outras agências meteorológicas continuam monitorando a situação e fornecerão atualizações conforme necessário. Recomenda-se que os cidadãos fiquem atentos aos alertas locais e sigam as orientações das autoridades.

Publicidade
Receba as notícias no WhatsAppEntrar
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham
Frente fria provoca temporais e riscos de granizo em SC