Instituto Nacional de Meteorologia divulga alerta vermelho para SC

Alerta vale até às 21h desta terça-feira (28)

Instituto Nacional de Meteorologia divulga alerta vermelho para SC

Divulgação/ Inmet

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

MO Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de grande perigo para o Litoral Norte de Santa Catarina, válido a partir das 10h23 desta terça-feira (28), com previsão de término às 22h do mesmo dia. 

A região enfrenta um risco elevado de chuvas intensas, com previsões superiores a 60 mm/h ou acumulado acima de 100 mm/dia, elevando significativamente o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas urbanas vulneráveis.

O alerta do INMET orienta a população a tomar medidas preventivas como desligar aparelhos elétricos, observar alterações nas encostas, buscar abrigo seguro e proteger pertences em caso de inundação.

A Defesa Civil emitiu uma nova nota dizendo que devido à natureza das chuvas esperadas para esta semana, a previsão do tempo pode variar consideravelmente de acordo com as atualizações dos modelos meteorológicos.

Os números de emergência da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193) estão sendo divulgados para assistência imediata.

As cidades de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e Barra Velha, entre outras, estão sob alerta. Áreas como Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Serrana e Sul Catarinense também estão afetadas.

Em Itajaí, já foram registrados 180 milímetros de chuva em 24 horas, e a Defesa Civil alerta para a possibilidade de variações nas previsões devido à natureza das chuvas. Ocorrências de deslizamentos já foram registradas, incluindo um incidente em Balneário Camboriú, onde duas pessoas e um cachorro foram resgatados após um deslizamento de terra bloquear a saída de sua residência.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão engajadas em operações de salvamento, busca e resgate, com a situação das áreas afetadas sendo monitorada de perto. 

A população local é aconselhada a permanecer vigilante, especialmente aqueles que residem próximos a rios e encostas. A cidade de Balneário Camboriú, que registrou uma precipitação de 73 milímetros nas últimas 12 horas, não reporta alagamentos severos até o momento, mas algumas vias apresentam finas camadas de água.