Logo Jornal Razão
Publicidade

Menino autista desaparece perto de rio em SC e bombeiros pedem fechamento de comportas da Barragem Sul

Antônio Carlos Gomes Teixeira sumiu de uma residência próxima a um rio no bairro Salto Grande; forte correnteza impede o trabalho dos mergulhadores no local, que aguardam o fechamento das comportas da Barragem Sul, em Ituporanga.

Menino autista desaparece perto de rio em SC e bombeiros pedem fechamento de comportas da Barragem Sul
Foto: Reprodução
Publicidade

As equipes de resgate e voluntários vivem momentos de extrema apreensão nas buscas pelo pequeno Antônio Carlos Gomes Teixeira, de apenas 4 anos. A criança, que tem transtorno do espectro autista (TEA), desapareceu enquanto visitava uma residência localizada próxima a um rio na Rua José Koerich, no bairro Salto Grande, em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. A ocorrência mobiliza moradores e forças de segurança, mas enfrenta condições climáticas e do rio bastante adversas.

A equipe de mergulho foi acionada para dar suporte. No entanto, devido à cheia e à forte correnteza, os socorristas estão impossibilitados de entrar na água com segurança. As informações repassadas por quem acompanha os trabalhos no local confirmam que o volume e a velocidade da água tornam as manobras subaquáticas extremamente perigosas no momento.

Publicidade

Apelo por voluntários com drones

Diante do cenário crítico, há um apelo urgente para que voluntários que possuam drones e outros recursos tecnológicos de varredura compareçam ao local para auxiliar nas buscas aéreas.

A coordenação do resgate faz uma recomendação importante: é fundamental manter distância das equipes de cães de busca, evitando que a presença de curiosos ou outros odores atrapalhe o trabalho farejador dos animais.

Apelo crucial à administração da Barragem Sul

Os bombeiros e socorristas que atuam no local emitiram um pedido de emergência para que a informação chegue imediatamente aos responsáveis pela Barragem Sul, em Ituporanga. Como as equipes no campo encontram dificuldades para estabelecer contato direto com os operadores, pede-se publicamente que:

  • Os funcionários ou responsáveis pela Barragem Sul fechem as comportas imediatamente.
  • A redução da vazão permitirá baixar o nível e a força da água do rio.
  • Somente com a diminuição da correnteza os mergulhadores conseguirão iniciar as buscas aquáticas de forma efetiva.

As buscas continuam de forma ininterrupta e a colaboração de todos com informações ou recursos visuais é fundamental neste momento.

Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

As manchetes do dia chegam antes de você abrir o site.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham